Tuesday, January 30, 2018


TRIPULANTES DA ESPAÇONAVE TERRA

Nosso potencial é grandioso e não ficamos devendo nada a ninguém, seja de que época for. Fernando Pessoa faz essa constatação nesses magníficos versos:

“Todas as épocas me pertencem um momento
todas as almas um momento tiveram seu lugar em mim”.

Mas, para agir como os heróis e santos, que tanto reverenciamos (com justiça), reitero, teremos que agir como eles. Ou seja, devemos ser desprendidos, abnegados, solidários, altruístas e corajosos. Temos que ser construtivos e justificar nossa passagem pelo mundo. Não viemos para cá á toa. A espaçonave Terra não comporta passageiros e muito menos turistas. Somos todos tripulantes e temos tarefas a cumprir. Devemos cuidar do nosso crescimento pessoal, apostar todas as nossas fichas no ser e, quanto ao ter, buscar apenas o indispensável para uma vida digna e civilizada. Afinal, viver é muito mais nobre, útil e agradável do que meramente sobreviver. E isso tem tudo a ver com o “ser” e muito pouco, ou talvez nada com o “ter”.

@@@

CITAÇÃO DO DIA:

Paixão é liberdade 

Ao apaixonado, costuma-se conferir folgada autonomia, com respeito às inúmeras contingências que limitam a condição humana. Ao sopro da paixão, viaja ele pelos espaços infinitos, "capaz de ouvir e de entender as estrelas" e demais substantivos celestes. A paixão – tanto quanto a fé – remove montanhas. Ela é capaz de operar milagres e, nesta medida, testemunha, de maneira irrefutável, da existência deles. A paixão é a derrota da burocracia, o subjugamento da mesmice, a superação da rotina. Ela é voo, liberdade, transporte, êxtase.

(Hélio Pellegrino, crônica "Apologia da dor de dente", publicada na Folha de S. Paulo em 26 de junho de 1983 e reproduzida no livro "Figuras do Brasil - 80 autores em 80 anos de Folha").


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: