Wednesday, January 03, 2018

A INFLUÊNCIA DOS GIBIS NO MEU GOSTO PELA LEITURA
Lembro-me, sobre o que ocorreu, certa feita, comigo, em meus tempos de menino, quando, recém-alfabetizado, minhas professoras (foram mais de uma) repreenderam meu pai por permitir (no meu caso, ele até incentivava) ler tantas revistas de histórias em quadrinhos, popularmente conhecidas como “gibis”. Argumentavam que essa leitura “bloquearia” minha imaginação e me condicionaria, me “viciaria” até a procurar somente textos que fossem acompanhados de ilustrações, de figuras, em detrimento dos livros sem nenhuma imagem. Bah!! com o perdão da palavra, mas como eram tolas e ingênuas aquelas bem-intencionadas professorinhas! Meu saudoso e sábio pai, que na sua simplicidade tinha muito mais sabedoria do que muito sujeito arrogante e metido a autossuficiente, com inúmeros diplomas universitários, mas sem o sempre bem vindo bom senso, ignorou solenemente essas reprimendas. Fez que nem era com ele. Tinha opinião formada a respeito que só mudaria se fosse convencido com argumentos sólidos e insofismáveis. Entendia que as histórias em quadrinhos eram rigorosamente o oposto do que as mestras asseguravam. Ou seja, entendia que eram magníficos estimulantes da imaginação e que sua leitura “treinaria” o subconsciente da criança (no caso, eu) a formar imagens próprias sempre que algum texto “seco”, sem ilustração, sugerisse. E ele tinha razão. Pelo menos no meu caso.


***


CITAÇÃO DO DIA:

Amor e ódio

Se pudéssemos conceber um homem capaz de desejar odiar alguém a fim de experimentar a seguir por ele um amor maior, isto significaria que ele desejaria sempre odiá-lo. Pois, maior seria o ódio, maior o amor, e por conseguinte ele desejaria sempre que o ódio aumentasse; e, pela mesma razão, um homem se esforçaria por ficar cada vez mais doente, a fim de gozar a seguir de uma grande alegria por recuperar a saúde; e, por conseguinte, ele se esforçaria por ser sempre doente, o que...é absurdo. (Baruch Spinoza).

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: