Tuesday, January 16, 2018

HÁ POUQUÍSSIMOS ESCRITORES ACIMA DA MÉDIA

A rigor, poucos, pouquíssimos escritores são acima da média. Os que conseguem essa façanha de qualidade acabam por se imortalizar. Há raríssimos Machados de Assis, Williams Shakespeares ou Carlos Drummond de Andrade por aí. Muitos e muitos livros publicados são enfadonhos, maçantes, quando não ridículos, embora abordando assuntos teoricamente de grande interesse. Creio que apenas 10%, ou menos, do que é publicado (cerca de 50 milhões de títulos por ano), se enquadre na classificação de "bom texto"! De excelente? Quase nenhum! Há quem fale, amiúde, em "inspiração". Existe isso?!! Por mais que tente, quem não sabe escrever, ou quem não goste, nunca conseguirá o "milagre" de produzir peças criativas, marcantes e duradouras (ou no mínimo legíveis), que agradem até os menos exigentes dos leitores, por mais "inspirado" que esteja.


***

NÃO CONFIE NA TAL DA “INSPIRAÇÃO”

Muitos se julgam escritores, quando na verdade não são. E outros são, sem que se deem conta. Mas o que vem a ser, afinal, essa tal de "inspiração", da qual tanto se fala e nada se sabe, caso exista de fato? Nunca li definição pelo menos aceitável dela. O que se usa, e muito, quando se escreve bem, é outra coisa: é a "transpiração". Ou seja, é o trabalho árduo, disciplinado e constante. É a pesquisa acurada e meticulosa. É a leitura ordenada e atenta. São muitas, muitíssimas horas de prática despendidas diante da tela de um computador, já que parte considerável dos redatores (senão a totalidade) utiliza, hoje em dia, esse magnífico, racional e quase indispensável recurso eletrônico, aposentando a velha máquina de escrever.

@@@

CITAÇÃO DO DIA:

Sabedoria e amor 

Se a sabedoria fosse moça, ela amaria o amor, nutri-lo-ia com a devoção, aprofundá-lo-ia com o sacrifício, vitalizá-lo-ia com a reprodução e a ele subordinaria tudo, desde o começo até o fim.

(Will Durant, livro: "Filosofia da Vida").


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: