Saturday, January 20, 2018

Com o jeito da Lua



Pedro J. Bondaczuk


O dia 20 passado, terça-feira desta semana, assinalou o 35º aniversário de uma das maiores (se não a maior) façanha do homem em todos os tempos: a chegada à Lua. Foi um acontecimento inesquecível, que mostra que, com ousadia, coragem, técnica, disciplina e organização, o ser humano pode, virtualmente, qualquer coisa que desejar.

Mas o assunto que queremos abordar hoje com o leitor, embora refira-se, também, a crateras, não é exatamente esse. Apenas pretendemos registrar essa data histórica, marco na evolução tecnológica da humanidade, sem maiores comentários, que ademais se tornam dispensáveis.

Queremos, na verdade, tratar de outras crateras, mais próximas de nós. Referimo-nos à incrível sucessão de buracos que toma conta das ruas da cidade, em especial as do nosso bairro, o Taquaral, e adjacências. Raras vezes as nossas vias públicas estiveram num estado tão lastimável, de desleixo, de falta de conservação e de abandono, quanto agora.

É certo que este ano tem sido atípico, no que se refere às chuvas. Por exemplo, choveu mais, neste mês de julho, em Campinas, do que nos últimos 14 anos no mesmo período do ano, que sempre se caracterizou pela estiagem. Isso atrapalha, evidentemente, os trabalhos da Prefeitura, de conservar e manter transitáveis as vias públicas da cidade.

Mas será que atrapalha tanto? Era para as ruas chegarem ao ponto a que chegaram? Não, não e não! Quem sofre com isso, claro, é o atormentado motorista, às voltas, cada vez com maior frequência, com as crescentes contas nos mecânicos, para consertar suspensão, pontas de eixo, rodas e outras coisas mais. Claro que não são apenas as vias públicas do Taquaral que se encontram em petição de miséria. Moradores de todas as partes da cidade têm a mesma queixa, em maior ou menor grau, e todos, obviamente, com razão.

Não se trata, é mister frisar, de nenhuma manobra política para desacreditar a atual administração, praticamente em vésperas de eleições. A Folha do Taquaral sempre se pautou pela isenção nas querelas partidárias e não esteve, não está e jamais estará a serviço deste ou daquele partido ou deste ou daquele político, candidato ou não. Defende, isto sim, de forma intransigente e constante, os legítimos interesses dos cidadãos, aos quais tem o orgulho de representar.

Há ruas, como a Fernão Lopes, em frente do Colégio Farroupilha, por exemplo, que melhor seria recapear de novo, do que se limitar a tapar buracos, tamanha é a sucessão de crateras, dos mais variados tamanhos e profundidades, que põem em risco não apenas o patrimônio, mas a integridade física (e até a vida) de motoristas e de pedestres. E, pior, de crianças e de adolescentes.

Nosso objetivo ao tratar do assunto, reitere-se, não é o de fazer nenhuma denúncia ou de questionar a competência ou a integridade de qualquer dos membros da atual administração municipal, longe disso. O objetivo é o mais construtivo e nobre possível. Ou seja, é o de alertar as autoridades e pedir providências urgentes, em nome dos contribuintes, que querem poder exercer seu sagrado direito de ir e vir com conforto e segurança. Afinal, é o cidadão o verdadeiro patrão daqueles que elegeu para gerir o patrimônio comum. Ou não é?!


(Editorial da Folha do Taquaral de 20 de julho de 2004).



Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: