Saturday, August 04, 2018

Reflexão do dia


LITERATURA SE FAZ COM PALAVRAS, SIM, MAS 

PRINCIPALMENTE COM CONTEÚDO

Sejam quais forem as circunstâncias que nos afetem, a vida tem que continuar. Compete-nos extrair lições das coisas negativas que nos acontecem e aproveitar ao máximo as boas, pois como dizia a personagem vivida pela atriz Vivian Leight, no filme “O vento levou”: “amanhã é outro dia”. Mas, deixemos a filosofia barata de lado e vamos ao que interessa. Com o que se faz boa literatura, aquela que transcende o autor e se consolida na memória dos povos e se insere para sempre na categoria dos “clássicos”? Paul Valéry diria que se faz com palavras. Sem dúvida, sem elas não existiriam textos e, portanto, livros, óbvio. Mas não são quaisquer palavras que constroem uma obra literária e nem se pode se limitar a jogá-las ao léu, por acaso, sem nenhuma ordem ou critério. Elas têm que ser cuidadosamente escolhidas e combinadas de tal sorte que tenham coerência e sentido. Caso contrário... Portanto, literatura não se faz “só”, mas “também” com palavras. Se faltar conteúdo, escrever-se-á muito e não se dirá nada.

@@@



PESCA EM ÁGUAS TURVAS

Prosseguindo em minha tentativa de “pesca em águas turvas”, tenho uma nova proposta a fazer às editoras. Diz-se que a internet dá visibilidade a escritores e facilita negócios. É isso o que venho tentando, há algum tempo, conferir. Tenho mais um livro, absolutamente inédito, a oferecer. Seu título é: “Dimensões infinitas”, que reúne 30 ensaios sobre temas dos mais variados e instigantes. Abordo, em linguagem acessível a todos, num estilo coloquial, assuntos tais como as dimensões do universo (tanto do macro quanto do microcosmo), o fenômeno da genialidade, a fragilidade dos atuais aparatos de justiça, o mito da caverna de Platão, a secular busca pelo lendário Eldorado, o surgimento das religiões, as tentativas de previsão do futuro e as indagações dos filósofos de todos os tempos sobre nossa origem, finalidade e destino, entre outros temas. É um livro não somente para ser lido, mas, sobretudo, para ser refletido. Meu desafio continua sendo o mesmo de quando iniciei esta tentativa de “pesca em águas turvas”. Ou seja, é o de motivar alguma editora a publicá-lo, sem que eu precise ir até ela e nem tenha que contar com algum padrinho, mas apenas pela internet, e sem que eu precise bancar a edição (já que não tenho recursos para tal). Insistirei nesta tentativa todos os dias, sem limite de tempo. Para fecharmos negócio, basta que a eventual editora interessada (e espero que alguma se interesse, pois o produto é de qualidade) entre em contato comigo no inbox do Facebook ou pelo e-mail pedrojbk@gmail.com. Quem se habilita?


@@@

CITAÇÃO DO DIA:


Geradas no silêncio 

As eternas, as boas, as santas criações do espírito e do coração são todas geradas nas forças misteriosas e fecundas do silêncio.

(Graça Aranha).



Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: