Thursday, August 30, 2018

DIRETO DO ARQUIVO - Potencial inexplorado


Potencial Inexplorado



Pedro J. Bondaczuk



O Brasil, pelas suas belezas naturais, é o país com o maior potencial turístico do mundo. Conta com praias maravilhosas, com cidades históricas que são patrimônios da humanidade, com o Pantanal, com a floresta amazônica, com Foz do Iguaçu etc. Além disso tem festas populares de grande apelo, como o Carnaval do Rio, o Boi Bumbá do Amazonas ou o Círio de Nazaré em Belém.

Apesar disso e dos esforços da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) para atrair visitantes do Exterior, a quantidade desses turistas está muito aquém do desejável e cai de ano para ano. Apenas belezas naturais ou grandes eventos são insuficientes. O País carece de uma infraestrutura turística que proporcione conforto e segurança aos visitantes.

Dados divulgados pelo Banco Central, no dia 15 passado, revelam que em 1997 os brasileiros deixaram cinco vezes mais recursos no Exterior (US$ 5,446 bilhões) do que os estrangeiros no Brasil (US$ 1,069 bilhão).

Não se critica os que se aproveitam das boas ofertas das agências de viagens para visitar outros países. O intercâmbio entre povos é sempre saudável. Quem dera que todos brasileiros pudessem ter essa oportunidade! O que se cobra é que o turista seja bem tratado (e protegido) no Brasil. Que não seja explorado e nem vítima de assaltos. Só assim voltará sempre. A melhor propaganda que um país pode fazer no Exterior é a boa acolhida que dá aos visitantes.

(Editorial número dois publicado na página 2 do Correio Popular em 21 de janeiro de 1998).



Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: