Thursday, August 23, 2018

Reflexão do dia


SOMOS SERES SOCIAIS CONDICIONADOS PELO 

GRUPO QUE PERTENCEMOS

O homem, como todos os animais, é um ser social. Só prospera, de fato, quando age de conformidade com o grupo em que está inserido. Ao contrário do leão, do tigre ou do urso, não demarca (e nem luta) pelo território (pelo menos não ostensivamente) e nem se digladia com outro macho pela fêmea de sua escolha. Submete-se a leis, teoricamente universais e iguais para todos, e é sancionado por elas caso as viole. Essa é a regra, pelo menos teórica, do “jogo” social. Na prática... Por mais que o indivíduo busque desenvolver (e resguardar) a individualidade, é sempre condicionado pelo grupo a que pertence. Teme, por exemplo, entre outras coisas, as sanções sociais (e também as legais, claro) caso não proceda de acordo com os ditames a que se submete, tacitamente, mesmo que secretamente esteja em desacordo com eles. Em contrapartida, sente-se compensado com os aplausos e aprovação gerais aos seus atos quando tidos e havidos como positivos e construtivos.


@@@


PESCA EM ÁGUAS TURVAS

Prosseguindo em minha tentativa de “pesca em águas turvas”, tenho uma nova proposta a fazer às editoras. Diz-se que a internet dá visibilidade a escritores e facilita negócios. É isso o que venho tentando, há algum tempo, conferir. Tenho mais um livro, absolutamente inédito, a oferecer. Seu título é: “Dimensões infinitas”, que reúne 30 ensaios sobre temas dos mais variados e instigantes. Abordo, em linguagem acessível a todos, num estilo coloquial, assuntos tais como as dimensões do universo (tanto do macro quanto do microcosmo), o fenômeno da genialidade, a fragilidade dos atuais aparatos de justiça, o mito da caverna de Platão, a secular busca pelo lendário Eldorado, o surgimento das religiões, as tentativas de previsão do futuro e as indagações dos filósofos de todos os tempos sobre nossa origem, finalidade e destino, entre outros temas. É um livro não somente para ser lido, mas, sobretudo, para ser refletido. Meu desafio continua sendo o mesmo de quando iniciei esta tentativa de “pesca em águas turvas”. Ou seja, é o de motivar alguma editora a publicá-lo, sem que eu precise ir até ela e nem tenha que contar com algum padrinho, mas apenas pela internet, e sem que eu precise bancar a edição (já que não tenho recursos para tal). Insistirei nesta tentativa todos os dias, sem limite de tempo. Para fecharmos negócio, basta que a eventual editora interessada (e espero que alguma se interesse, pois o produto é de qualidade) entre em contato comigo no inbox do Facebook ou pelo e-mail pedrojbk@gmail.com. Quem se habilita?


@@@


CITAÇÃO DO DIA:


Vida literária

A vida literária tem as suas leis, o seu sistema, as suas exigências. Uma delas é a presença pessoal. Convém passar de vez em quando à porta das livrarias onde estão reunidos uns senhores que falam, que discutem, assinar a lista de certos banquetes e tomar parte noutras manifestações públicas.

(Ribeiro Couto, em ensaio incluído no livro “Homenagem a Manuel Bandeira”, 1936).


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: