Thursday, August 09, 2018

DIRETO DO ARQUIVO - Brasileiros ligados


Brasileiros ligados


Pedro J. Bondaczuk


O Brasil, que marcou passos durante anos no que diz respeito aos avanços da informática, em decorrência de uma equivocada lei de reserva de mercado, assumiu, em 1997, o 13º lugar no mundo em número de usuários da rede mundial, a "Internet", acima da Itália e da Suíça e logo abaixo de França, Noruega e Espanha.

Cada vez mais pessoas têm acesso ao computador, que tende, em futuro não muito distante, a se tornar equipamento comum nos lares dos brasileiros, como qualquer eletrodoméstico. Sua importância na vida do cidadão é crescente e tende a se ampliar.

Conforme o "Almanaque da Indústria da Internet", divulgado no dia 12 passado, 860 mil usuários de todo o País utilizam-se da rede (ou "navegam", conforme expressão que vai se tornando corrente), colhendo informações, comunicando-se com pessoas em várias partes do mundo, fazendo negócios ou simplesmente se divertindo.

Há um movimento nos EUA que defende a censura de alguns "sites", em especial os que tratam de pornografia infantil. Contudo, é a liberdade de expressão que tornou a "Internet" aquilo que é. Cada um é livre para escolher o que lhe convém. A rede mundial, por tudo o que representa, é o maior fenômeno contemporâneo de comunicação, encurtando distâncias e aproximando povos. Por isso, veio para ficar.

(Editorial número dois publicado na página 2 do Correio Popular em 24 de janeiro de 1998).



Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: