Saturday, August 18, 2018

Reflexão do dia


O COMPLEXO ANIMAL HUMANO

O ser humano é um animal tão complexo porque não é movido, como os demais, apenas por instintos. Conta com um diferencial importante que o distingue, ou seja, a consciência, a capacidade de entendimento chamada genericamente de inteligência, o raciocínio, enfim, a razão. A esses ingredientes junta, ainda, o da emoção, que é um misto do instintivo com o racional. Não se conhece ninguém (provavelmente nunca houve) ninguém mesmo que tivesse “apenas” uma dessas características. Ou seja, que fosse, por exemplo, movido exclusivamente por instinto. Ou que se mostrasse absolutamente racional, sem nada de instintivo ou de emocional em suas atitudes. Ou que fosse só sentimentos, em detrimento dos instintos e da razão. A “mistura” disso tudo é que varia de pessoa para pessoa. Alguns são mais instintivos do que outros, mas têm, também, racionalidade e emoção. O mesmo vale para as outras características. Por isso somos tão complexos e (por que não?) especiais.


@@@


PESCA EM ÁGUAS TURVAS

Prosseguindo em minha tentativa de “pesca em águas turvas”, tenho uma nova proposta a fazer às editoras. Diz-se que a internet dá visibilidade a escritores e facilita negócios. É isso o que venho tentando, há algum tempo, conferir. Tenho mais um livro, absolutamente inédito, a oferecer. Seu título é: “Dimensões infinitas”, que reúne 30 ensaios sobre temas dos mais variados e instigantes. Abordo, em linguagem acessível a todos, num estilo coloquial, assuntos tais como as dimensões do universo (tanto do macro quanto do microcosmo), o fenômeno da genialidade, a fragilidade dos atuais aparatos de justiça, o mito da caverna de Platão, a secular busca pelo lendário Eldorado, o surgimento das religiões, as tentativas de previsão do futuro e as indagações dos filósofos de todos os tempos sobre nossa origem, finalidade e destino, entre outros temas. É um livro não somente para ser lido, mas, sobretudo, para ser refletido. Meu desafio continua sendo o mesmo de quando iniciei esta tentativa de “pesca em águas turvas”. Ou seja, é o de motivar alguma editora a publicá-lo, sem que eu precise ir até ela e nem tenha que contar com algum padrinho, mas apenas pela internet, e sem que eu precise bancar a edição (já que não tenho recursos para tal). Insistirei nesta tentativa todos os dias, sem limite de tempo. Para fecharmos negócio, basta que a eventual editora interessada (e espero que alguma se interesse, pois o produto é de qualidade) entre em contato comigo no inbox do Facebook ou pelo e-mail pedrojbk@gmail.com. Quem se habilita?


@@@

CITAÇÃO DO DIA:


Atração e paixão 

A beleza que atrai raras vezes coincide com a beleza que apaixona.

(José Ortega y Gasset).



Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: