A
maldição de Ondina
Pedro
J. Bondaczuk
A
África – provável “berço” da espécie humana, de onde ela
teria se irradiado para o resto do mundo – que abrigou notáveis
civilizações e teve pujantes culturas, quando o homem da Europa
ainda sequer havia deixado a caverna primitiva, luta para se
reconstruir, praticamente partindo do zero.
Cerca
de cinco séculos de brutal e predatório colonialismo deixaram o
continente em estado de terra arrasada. Suas riquezas foram drenadas
por quem não tinha direito algum a elas. Suas florestas foram
devastadas. Sua fauna quase desapareceu, caçada por pessoas de olho
em peles ou em marfim ou, simplesmente, por “esporte”. E, para
culminar suas desgraças, muitos de seus povos foram escravizados e
obrigados a gerar riquezas aos escravizadores, notadamente nas
Américas – Brasil, Caribe, Estados Unidos etc.
Sempre
fui fascinado por tudo o que se refira a esse continente,
principalmente ao seu glorioso passado. Li livros e mais livros sobre
a África, escritos ou não por africanos, e dos mais variados
gêneros e temas. E meu fascínio não cessou. Pelo contrário,
continua crescendo, mais e mais, à medida em que o tempo passa e
que obtenho mais informações a respeito.
Um
dos meus sonhos recorrentes sempre foi o de conhecer de perto sua
realidade “in loco”. Foi (e é, pois continua mais vivo do que
nunca) o de visitar alguns dos atuais países africanos, na
impossibilidade de conhecê-los todos. Nunca me foi possível
concretizar esse imenso desejo, por uma série de razões, das quais,
a menor, é a econômica (embora também presente).
Não
irei reproduzir o estado de caos que caracteriza o continente, que
sofre cíclicos períodos de fome que ceifam milhões de pessoas,
guerras civis intermináveis e
selvagens, doenças de toda a sorte, das mais simples e já
erradicadas na maior parte do mundo a novas e complexas epidemias,
como a do ebola, por exemplo e vai por aí afora. As tais “potências”
mundiais têm uma dívida impossível de ser paga por milênios e não
mais só por séculos, tão grande que é, com a África e com seus
povos.
Por
todas essas razões – e, também (e principalmente), por suas
qualidades literárias – é que recomendo a você, leitor
inteligente e bem informado, que compre, leia, comente e divulgue o
“romance-metáfora” (como seu próprio autor o qualifica) “A
maldição de Ondina”, do escritor português, radicado há seis
anos em Moçambique, Antonio Cabrita (lançamento conjunto da Editora
Letra Selvagem e Livraria Martins Fontes). Recomendo que preste
especial atenção aos excelentes prefácio e posfácio escritos,
respectivamente, por Maurício Melo Junior e Adelto Gonçalves.
A
história se passa em território moçambicano, com suas várias
etnias, problemas, carências, costumes que nos parecem exóticos e
com toda a exótica e fascinante cor local, só possível de ser
captada a quem viva lá e seja, sobretudo, arguto observador. Seu
jovem autor (nascido em 16 de janeiro de 1959) é um desses talentos
precoces, que cedo se impõem e conquistam, exclusivamente por
méritos pessoais, seu espaço no complicado e competitivo mundo
literário.
Antonio
Cabrita milita no jornalismo, como crítico literário e de cinema da
publicação “Expresso”, de Maputo. É editor das edições
“Iman” e diretor da revista “Construções Portuárias”. E,
claro, é escritor de inegáveis dotes estilísticos, autor de vários
contos e de argumentos para o cinema. Publicou seu primeiro livro, de
poesias, “Oblíqua visão dum cristal num gomo de laranja ou perene
o sangue que arrebata os anjos vingadores”, em 1979, quando tinha,
apenas, 20 anos de idade. Parte considerável da sua já vasta obra
poética está reunida em “Arte negra”, publicado em 2008 pela
Editora Fenda.
E
por que “A maldição de Ondina”! é classificado como
romance-metáfora? Porque o é de fato. Tudo no livro é metafórico.
E já a partir do próprio título. “A maldição de Ondina”,
também conhecida nos círculos médicos como “Síndrome de
Ondine”, é o nome de uma doença relativamente rara que acomete
algumas pessoas. Caracteriza-se por uma hipoventilação alveolar
primária. Ou seja, é uma deficiência pulmonar, genética, em que
os mecanismos de respiração involuntária não funcionam
adequadamente. Seus portadores podem morrer (e em geral morrem)
dormindo, por falta de ar. Por isso, evitam ao máximo de dormir,
numa espécie de insônia autoprotetora.
E
o que essa enfermidade tem a ver com o livro e, sobretudo, com a
África? Tem tudo! No release distribuído pela Letra Selvagem está
a melhor explicação para o título do romance: Trata-se da
“situação de um país subjugado a seus fantasmas, o qual, à
maneira dos golfinhos (mamíferos que sofrem a ‘maldição’ de
não poderem jamais dormir profundamente, já que para sobreviver
necessitam vir à tona de cinco em cinco minutos para respirar), não
pode esquecer o passado, essa assombração que vai aonde quer que se
vá”.
Antonio
Cabrita escreve sobre o que entende, Sobre o que observa (e vive) dia
a dia, há já seis anos, Ele é português “legítimo”, nascido
no Pragal, freguesia do Conselho de Almada, cidade do distrito de
Setúbal, localizada às entrada do Rio Tejo, em frente a Lisboa.
Fascinado pelo que ouvia dizer da África, notadamente sobre a
ex-colônia de Portugal, Moçambique, resolveu, um dia, ir para lá e
conferir tudo pessoalmente. Foi, viu, gostou e... ficou.
No
posfácio do livro de Cabrita, Adelto Gonçalves escreve o seguinte a
propósito da África e principalmente sobre a ex-colônia portuguesa
(opinião com a qual concordo apenas em parte, pois discordo quando
traça analogia com o Brasil): “A
África é o que é hoje. E ponto final. Entrecruzamento de raças e
etnias, suas mazelas – a miséria de muitos povos, a falta de
perspectivas para muitos, a opressão de uma classe sobre outras –
são iguais às de todos os homens que vivem na Terra – uns mais,
outros menos. Uma espécie de Brasil nenhum pouco às avessas. Se
aqui o partido que se dizia de esquerda e defendia os oprimidos
chegou ao poder pelas vias da democracia chamada burguesa e,
naturalmente, não o quer largar, ainda que tenha de recorrer a meios
inconfessáveis, ao estilo das antigas máfias napolitanas, lá o
partido dos oprimidos, a Frente de Libertação de Moçambique
(Frelimo), alcançou o poder pela força das armas, depois de ter,
primeiro, colocado o colonialismo para correr e, em seguida, em meio
a anos de contendas e mortandades, destruído pelos fuzis adversários
que tinham os mesmos objetivos”.
Oxalá
a África, finalmente, reencontre seu caminho. E que jamais volte a
ser presa inerme de quem quer que seja, reconstruindo sua vida e
cultura sob bases muito diversas das existentes em outras tantas
partes do mundo pseudo-globalizado, na verdade, neo-colonizado,
caracterizadas pela solidariedade e justiça social. Um dia
conseguirá exorcizar os fantasmas desse passado dramático, sem
esquecê-lo (o que é impossível) mas extraindo lições para um
futuro próspero e radioso. Esta é minha crença e esperança..
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