Sunday, August 05, 2018

DIRETO DO ARQUIVO - Investimentos externos


Investimentos externos


Pedro J. Bondaczuk


O Brasil, após a estabilização da sua economia, com o controle da inflação, passou a ser um país bastante atrativo para investimentos externos. Tem um mercado ativo, com grande potencial de expansão, além de contar com infraestrutura razoável e mão de obra farta e barata, entre outras tantas vantagens.

Indústrias de vários setores e diversos portes da Europa e da Ásia já perceberam isso. Só de inversões já confirmadas e decididas, de montadoras de veículos, vão ser US$ 13 bilhões nos próximos três anos.

Quando essas novas unidades iniciarem sua produção, o consumidor brasileiro vai ter mais variedade de escolha, ou seja, onze marcas diferentes ao seu dispor. As fábricas serão instaladas não mais apenas no eixo São Paulo-Rio-Minas, mas vão beneficiar outros Estados, como Paraná e Bahia, por exemplo, interiorizando o desenvolvimento.

Cada investimento direto desses implica em tantos outros indiretos, em indústrias de autopeças ou nas revendas de veículos, entre outros. São recursos sempre bem vindos, dos quais o País ainda é muito carente, essenciais para que o Brasil volte a crescer a taxas suficientes para absorver parte do alto contingente de desempregados.

Vencido o desafio do controle da inflação, um outro, e não menor, se impõe à sociedade: o da retomada do crescimento econômico. Só ele vai permitir o estreitamento do imenso fosso social que separa a minoria bem aquinhoada da maioria miserável desse país continente.

(Editorial número dois, publicado na página 2, Opinião, do Correio Popular, em 3 de janeiro de 1997).


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: