Friday, August 03, 2018

Reflexão do dia


HÁ LIVROS TÃO ÚTEIS E TÃO BONS QUE DEVEMOS 

“MASTIGAR E DIGERIR”

A maioria dos leitores é incapaz de lembrar qualquer coisa de um único livro que tenha lido. Nossa memória é muito mais frágil e traiçoeira do que ousamos admitir ou pelo menos supor. Não há demérito algum nesse esquecimento. O filósofo e político inglês Francis Bacon escreveu, em um dos seus livros, cujo trecho tive o capricho de anotar para ocasiões como esta: “Há livros de que apenas é preciso provar, outros que têm de se devorar, outros, enfim, mas são poucos, que se tornam indispensáveis por assim dizer, mastigar e digerir”. “Provar”, provei inúmeros e continuo provando vários todos os dias. “Devorar” devorei algumas centenas deles, prazer estético que costumo me proporcionar amiúde, mediante frequentes releituras. Todavia, “mastigar e digerir” o fiz com pouquíssimos livros, de algumas dúzias de autores, notadamente de Borges, Thoreau, Octávio Paz, Victor Hugo, Emerson, Dostoievski, Balzac e mais umas dezenas, se tanto, de escritores, em cuja palavra depositei e sempre depositarei absoluta fé!

@@@



PESCA EM ÁGUAS TURVAS

Prosseguindo em minha tentativa de “pesca em águas turvas”, tenho uma nova proposta a fazer às editoras. Diz-se que a internet dá visibilidade a escritores e facilita negócios. É isso o que venho tentando, há algum tempo, conferir. Tenho mais um livro, absolutamente inédito, a oferecer. Seu título é: “Dimensões infinitas”, que reúne 30 ensaios sobre temas dos mais variados e instigantes. Abordo, em linguagem acessível a todos, num estilo coloquial, assuntos tais como as dimensões do universo (tanto do macro quanto do microcosmo), o fenômeno da genialidade, a fragilidade dos atuais aparatos de justiça, o mito da caverna de Platão, a secular busca pelo lendário Eldorado, o surgimento das religiões, as tentativas de previsão do futuro e as indagações dos filósofos de todos os tempos sobre nossa origem, finalidade e destino, entre outros temas. É um livro não somente para ser lido, mas, sobretudo, para ser refletido. Meu desafio continua sendo o mesmo de quando iniciei esta tentativa de “pesca em águas turvas”. Ou seja, é o de motivar alguma editora a publicá-lo, sem que eu precise ir até ela e nem tenha que contar com algum padrinho, mas apenas pela internet, e sem que eu precise bancar a edição (já que não tenho recursos para tal). Insistirei nesta tentativa todos os dias, sem limite de tempo. Para fecharmos negócio, basta que a eventual editora interessada (e espero que alguma se interesse, pois o produto é de qualidade) entre em contato comigo no inbox do Facebook ou pelo e-mail pedrojbk@gmail.com. Quem se habilita?


@@@

CITAÇÃO DO DIA:


Metáfora pela palavra 

Pela palavra, o homem é uma metáfora de si mesmo.

(Octávio Paz).


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: