Thursday, September 27, 2018

Reflexão do dia


SUTILEZAS E AMBIGUIDADES DAS METÁFORAS

As metáforas são formas inteligentes (mas nem sempre) de dizer as coisas de maneira transversa, figurada, em que se diz uma coisa pretendendo que o interlocutor entenda outra. Algumas são sutis e outras tantas meramente ambíguas. Uma expressão metafórica, por exemplo, é a caracterização do hipócrita como pessoa de “duas caras”. Ou seja, do sujeito que é uma coisa na nossa presença – quando se desmancha em elogios, não raro exagerados – e outra muito diferente longe de nós. Quando distante, fala cobras e lagartos a nosso respeito e não raro (ou quase sempre) inventa defeitos que sequer temos ou tivemos. Literalmente, todavia, todos temos não apenas duas, mas múltiplas faces. Não simultaneamente, óbvio, pois nem o camaleão consegue mudanças tão rápidas e definitivas. Essa metamorfose ocorre ao longo de uma vida e sequer me refiro às mudanças que se verificam em pensamentos, sentimentos e/ou comportamentos. Refiro-me, exclusivamente, ao aspecto físico.

@@@



A CAMINHO DO SUCESSO!!!

Tudo indica que meu novo livro, “Dimensões infinitas”, a “menina dos meus olhos” entre minha já vasta obra literária, em breve estará nas livrarias, ao seu alcance, querido e fiel leitor. Tão logo a possibilidade se transforme em certeza e seja confirmada a publicação, darei maiores detalhes sobre a editora, a data de lançamento e outras informações pertinentes. Por enquanto reitero o que já informei sobre esse livro. Dimensões infinitas reúne 30 ensaios sobre temas dos mais variados e instigantes. Nele abordo, em linguagem acessível a todos, num estilo coloquial, claro e simples (sem ser simplório) assuntos da maior relevância cultural tais como as dimensões do universo (tanto do macro quanto do microcosmo), o fenômeno da genialidade, a fragilidade dos atuais aparatos de justiça, o mito da caverna de Platão, a secular busca pelo lendário Eldorado, o surgimento das religiões, as tentativas de previsão do futuro e as indagações dos filósofos de todos os tempos sobre nossa origem, finalidade e destino, entre outros temas. É um livro não somente para ser lido, mas, sobretudo, para ser refletido. Meu desafio se, ou melhor, quando ele for publicado, é o de convencer os leitores (no caso você, meu caríssimo amigo) da sua qualidade e importância e transformá-lo num grande sucesso editorial. Por que não?!!! Afinal, já não sou mais, e há muito tempo, “marinheiro de primeira viagem. “Dimensões infinitas”, caso seja mesmo publicado (e estou convencido de que vai ser) será meu quinto livro, o segundo de ensaios. Conto com você, querido leitor, que nunca me abandonou nos meus momentos mais difíceis, como sempre contei. Estou esperançoso e confiante de que em breve essa esperança irá se transformar em euforia. Que os anjos digam amém!!!!


@@@

CITAÇÃO DO DIA:


Deus geometra 

Deus sempre fez geometria.


***


Governo do mundo 

Os números governam o mundo.

(Platão).


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: