Sunday, September 09, 2018

DIRETO DO ARQUIVO - Brasileiro aprova o Real


Brasileiro aprova o Real



Pedro J. Bondaczuk


A população, em sua grande maioria, está aprovando o Plano Real --- embora meio na base da pura esperança de que, finalmente, após tantas e frustradas experiências, o País venha a ter uma moeda que mereça esse nome. A aprovação foi constatada por duas pesquisas de opinião, em que o apoio ficou bem caracterizado.

A primeira, de âmbito nacional, é do Ibope e revela que 75% dos que foram consultados afirmaram que o programa de estabilização vai dar certo. Os pessimistas (ou, quem sabe, realistas), que acham que tudo vai acabar como na época do Cruzado, são 16%. Nove por cento não souberam responder.

A segunda pesquisa foi feita em âmbito doméstico, em Campinas, pelo Instituto de Opinião Pública e Planejamento da cidade. Os resultados foram mais ou menos semelhantes à consulta do Ibope. Pouco mais de setenta e dois por cento dos campineiros (72,3%) disseram que esperam um padrão de vida melhor com a introdução do Real. A responsabilidade, portanto, dos que elaboraram o plano, que se pretende de médio prazo, e principalmente dos seus gestores, em especial do ministro da Fazenda, Rubens Ricupero, é muito grande.

O brasileiro, que recém está recuperando as esperanças e a autoestima, que estiveram em baixa, e com toda a razão, por tanto tempo, não merece outra frustração, das tantas que os homens públicos lhe impingiram desde a redemocratização do País.

As decepções foram tanto no terreno econômico, com as várias experiências feitas usando a população como cobaia, quanto no da moralidade (os sucessivos escândalos de corrupção, nenhum devidamente esclarecido e, portanto, sem que seus protagonistas fossem punidos), da política, etc.

A expectativa é que o plano não seja mais um expediente eleitoreiro e que tenha continuidade. Ou seja, que venha a receber, no devido tempo, os ajustes necessários, seja quem for o próximo presidente. Não se trata --- ou pelo menos não deveria se tratar --- de obra de um único homem, de um grupo ou de um partido, mas de todos os brasileiros. Pelo menos é assim que deve ser encarado.

Afinal, todos, tanto os que confiam no êxito da nova moeda, quanto os que acham que será mais uma, entre tantas, de uma forma ou de outra, deram a sua cota de sacrifícios. O sucesso, portanto, se vier, será de todos. E o fracasso também.

(Editorial publicado na página 2, Opinião, do Correio Popular, em 31 de julho de 1994).



Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: