Monday, September 17, 2018

Reflexão do dia


O AMOR, EM SENTIDO GENÉRICO, É NOSSA

PRINCIPAL MOTIVAÇÃO

O escritor português, Alexandre Herculano, chegou à seguinte conclusão, em seu épico “Eurico, o presbítero”: “Realidade ou desejo incerto, o amor é o elemento primitivo da atividade interior; é a causa, o fim e o resumo de todos os afetos humanos”. E não apenas de afetos, mas de virtudes, comportamentos e atos. Entenda-se amor, aqui, não propriamente no sentido mais comum e usual do termo. Pode também ser (e é), apreciação sincera e profunda do que somos e do que fazemos. E qual é a grande motivação do escritor, que o impulsiona a produzir obras profundas, valiosas, lapidares até? Intrinsecamente, também é o “amor”, ou seja, a aspiração pela apreciação dos seus méritos, do seu talento e da sua virtude. Mas ela nunca vem só. Os motivadores sobressalentes variam de uma pessoa para outra. Alguns homens de letras sentem-se motivados, apenas, quando seus livros tornam-se best-sellers. Para estes, a remuneração pelo seu trabalho é a melhor (quando não única) forma de reconhecimento. Quando uma de suas produções esgota edições após edições, desdobra-se para produzir outras, e outras, e outras, e cada vez melhores, no afã de repetir o sucesso. Às vezes, consegue. Outras tantas (a maioria), fracassa.


@@@



PESCA EM ÁGUAS TURVAS

Prosseguindo em minha tentativa de “pesca em águas turvas”, tenho uma nova proposta a fazer às editoras. Diz-se que a internet dá visibilidade a escritores e facilita negócios. É isso o que venho tentando, há algum tempo, conferir. Tenho mais um livro, absolutamente inédito, a oferecer. Seu título é: “Dimensões infinitas”, que reúne 30 ensaios sobre temas dos mais variados e instigantes. Abordo, em linguagem acessível a todos, num estilo coloquial, assuntos tais como as dimensões do universo (tanto do macro quanto do microcosmo), o fenômeno da genialidade, a fragilidade dos atuais aparatos de justiça, o mito da caverna de Platão, a secular busca pelo lendário Eldorado, o surgimento das religiões, as tentativas de previsão do futuro e as indagações dos filósofos de todos os tempos sobre nossa origem, finalidade e destino, entre outros temas. É um livro não somente para ser lido, mas, sobretudo, para ser refletido. Meu desafio continua sendo o mesmo de quando iniciei esta tentativa de “pesca em águas turvas”. Ou seja, é o de motivar alguma editora a publicá-lo, sem que eu precise ir até ela e nem tenha que contar com algum padrinho, mas apenas pela internet, e sem que eu precise bancar a edição (já que não tenho recursos para tal). Insistirei nesta tentativa todos os dias, sem limite de tempo. Para fecharmos negócio, basta que a eventual editora interessada (e espero que alguma se interesse, pois o produto é de qualidade) entre em contato comigo no inbox do Facebook ou pelo e-mail pedrojbk@gmail.com. Quem se habilita?


@@@

CITAÇÃO DO DIA:

Crimes burros 

Verdade: somos especialistas em crimes burros, irreparáveis; tal a grandeza das perdas que acarretam. Sem falar da impunidade. Crimes contra a Pátria, contra o povo, contra a humanidade.

(Carlito Maia, seu último texto publicado, intitulado “A volta por baixo”, de outubro de 1991).



Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: