Friday, September 14, 2018

Reflexão do dia


SÓ O MISTÉRIO DA ESSÊNCIA DA VIDA É

INTERDITO A NÓS, HUMANOS

Por ser curioso, o ser humano conquistou o átomo, embora não tenha feito sempre o melhor uso dessa ciência. Pela mesma razão, descobriu e mapeou os códigos genéticos, responsáveis pelas características de todos os seres. Também movido por esse “motor”, aprendeu a duplicar animais e vegetais. O casal primitivo desobedeceu o Criador e comeu o fruto da Árvore do Bem e do Mal. Por que? Foi, também, por “curiosidade”, posto que mórbida, para ver o que acontecia, mesmo intuindo qual seria o resultado. Perdeu a inocência original, embora conquistasse o potencial de saber de tudo. Ou quase tudo. Só um conhecimento, e para o seu próprio bem, lhe foi vedado (e para sempre): O do mistério da essência da vida. Caso o conhecesse, provavelmente conduziria à extinção da espécie. Tentaria imitar o Criador e certamente criaria monstros que o destruiriam. Algumas verdades, preexistentes, mas que por alguma razão, não conseguimos alcançar em determinado período da nossa trajetória vital, de repente, emergem diante de nós, se desnudam aos nossos olhos, se revelam à nossa consciência. Muitas são óbvias, mas encaramo-las dessa maneira apenas depois de consumadas. Esta consumação, em geral, ocorre com a aquisição da experiência, que é resultado de muitos anos de empirismo, de sucessivas tentativas e erros. E de uma permanente sede de saber, uma constante, incalculável e persistente curiosidade. Às vezes, isso nos redime, às vezes, nos decepciona, deprime e condena.

@@@



PESCA EM ÁGUAS TURVAS

Prosseguindo em minha tentativa de “pesca em águas turvas”, tenho uma nova proposta a fazer às editoras. Diz-se que a internet dá visibilidade a escritores e facilita negócios. É isso o que venho tentando, há algum tempo, conferir. Tenho mais um livro, absolutamente inédito, a oferecer. Seu título é: “Dimensões infinitas”, que reúne 30 ensaios sobre temas dos mais variados e instigantes. Abordo, em linguagem acessível a todos, num estilo coloquial, assuntos tais como as dimensões do universo (tanto do macro quanto do microcosmo), o fenômeno da genialidade, a fragilidade dos atuais aparatos de justiça, o mito da caverna de Platão, a secular busca pelo lendário Eldorado, o surgimento das religiões, as tentativas de previsão do futuro e as indagações dos filósofos de todos os tempos sobre nossa origem, finalidade e destino, entre outros temas. É um livro não somente para ser lido, mas, sobretudo, para ser refletido. Meu desafio continua sendo o mesmo de quando iniciei esta tentativa de “pesca em águas turvas”. Ou seja, é o de motivar alguma editora a publicá-lo, sem que eu precise ir até ela e nem tenha que contar com algum padrinho, mas apenas pela internet, e sem que eu precise bancar a edição (já que não tenho recursos para tal). Insistirei nesta tentativa todos os dias, sem limite de tempo. Para fecharmos negócio, basta que a eventual editora interessada (e espero que alguma se interesse, pois o produto é de qualidade) entre em contato comigo no inbox do Facebook ou pelo e-mail pedrojbk@gmail.com. Quem se habilita?


@@@

CITAÇÃO DO DIA:


Racismo à brasileira 

Há provas de que existem grandes desigualdades raciais tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Os demógrafos no Brasil estão usando cada vez mais as categorias “branco” e “não branco” ao invés de classificarem todas as gradações raciais. Há várias diferenças importantes entre o racismo americano e o brasileiro. Em primeiro lugar, nos EUA o racismo é do conhecimento de todos e tenta-se lidar com ele. Como se viu em Los Angeles, sem sucesso. No Brasil, a classe governante só conhece que existe racismo no país de uma forma retórica. 


***

Racismo sem negrofobia 

No Brasil houve violência antes da Abolição. Há uma grande diferença entre os EUA e o Brasil, que é a negrofobia americana. Um medo físico da negritude. Isso tem a ver em parte com a cultura anglo-saxã, em parte com o puritanismo e horror do sexo. No Brasil, não há negrofobia ou um ódio racial. Isso não exclui a existência do racismo, que fica evidente com a fortíssima desigualdade racial. Nos EUA, há uma profunda antipatia emocional entre as raças. No Brasil, você tem discriminação racial e desigualdade sem o ódio.


***

Elite nega 

O que é mais impressionante no Brasil é que agora temos provas esmagadoras de que há uma profunda e sistemática desigualdade racial, medida por renda, educação, índice de mortalidade, expectativa de vida, habitação, etc. A elite, a classe política brasileira, em geral, se recusa a reconhecer que o problema existe.


***

Destruição individual 

Você tem pessoas de cor no Brasil internalizando o ódio por si mesmos, que é um instrumento muito importante para o prosseguimento do sistema dominante. Isso também acontece nos EUA mas acaba explodindo como vimos em Los Angeles. O sistema de autodenegrimento tem muito mais sucesso junto aos negros no Brasil que nos EUA. Nos EUA, ele produz efeitos mais destrutivos em termos sociais, com os distúrbios. No Brasil, você tem a destruição individual das pessoas.

(Thomas Skidmore, historiador e “brasilianista” norte-americano).



Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: