Friday, September 21, 2018

Reflexão do dia


O INSUCESSO DÓI, HUMILHA, FRUSTRA E ARRASA 

NOSSA AUTOCONFIANÇA

Embora discorde da atitude do talentoso amigo cujo caso mencionei aqui (aquele que desistiu da Literatura e até do jornalismo pelo que que considerou rotundo fiasco no lançamento do seu primeiro livro), estive a pique de seguir seu exemplo, face ao apenas relativo sucesso (até aqui) de vendas dos meus já não tão recentes lançamentos, ou seja, “Cronos e Narciso” e “Lance fatal”. Ainda bem que não programei nenhuma noite (ou tarde, ou manhã, sei lá) de autógrafos, como ele fez e nem fiz despesas por conta, como o meu temperamental e talentoso amigo. Convenhamos, o insucesso dói, humilha, frustra, arrasa nossa autoconfiança e (por que não?) nossa criatividade. Claro que não pensei em parar de escrever crônicas, e nem poderia, face aos inúmeros compromissos que assumi a propósito. Só que sou um pouquinho mais teimoso do que meu amigo. E encontro a cada dia nova motivação – esta mais poderosa, posto que realista – no amor que tenho pela literatura. Continuo e continuarei escrevendo meus livros, e nutrindo, como qualquer pessoa normal, a expectativa de que venham a ser publicados (são os casos de “Copas ganhas e perdidas” e “Dimensões infinitas”, que espero lançar algum dia, não importa quando). Todavia encaro, agora, esse exercício (o de fazer literatura) não mais como atividade potencialmente lucrativa, mas como mero “hobby”. Diverte-me e me satisfaz e isso me basta. Se um dia as circunstâncias para publicação dos meus vários livros inéditos forem favoráveis, publicá-los-ei, sem nenhum problema. Porém, sem nutrir expectativas deles virem a ser best-sellers ou coisa que o valha. Mesmo que, surpreendentemente, sejam, sabe-se lá. Enfim...


@@@

PESCA EM ÁGUAS TURVAS


Prosseguindo em minha tentativa de “pesca em águas turvas”, tenho uma nova proposta a fazer às editoras. Diz-se que a internet dá visibilidade a escritores e facilita negócios. É isso o que venho tentando, há algum tempo, conferir. Tenho mais um livro, absolutamente inédito, a oferecer. Seu título é: “Dimensões infinitas”, que reúne 30 ensaios sobre temas dos mais variados e instigantes. Abordo, em linguagem acessível a todos, num estilo coloquial, assuntos tais como as dimensões do universo (tanto do macro quanto do microcosmo), o fenômeno da genialidade, a fragilidade dos atuais aparatos de justiça, o mito da caverna de Platão, a secular busca pelo lendário Eldorado, o surgimento das religiões, as tentativas de previsão do futuro e as indagações dos filósofos de todos os tempos sobre nossa origem, finalidade e destino, entre outros temas. É um livro não somente para ser lido, mas, sobretudo, para ser refletido. Meu desafio continua sendo o mesmo de quando iniciei esta tentativa de “pesca em águas turvas”. Ou seja, é o de motivar alguma editora a publicá-lo, sem que eu precise ir até ela e nem tenha que contar com algum padrinho, mas apenas pela internet, e sem que eu precise bancar a edição (já que não tenho recursos para tal). Insistirei nesta tentativa todos os dias, sem limite de tempo. Para fecharmos negócio, basta que a eventual editora interessada (e espero que alguma se interesse, pois o produto é de qualidade) entre em contato comigo no inbox do Facebook ou pelo e-mail pedrojbk@gmail.com. Quem se habilita?

@@@

CITAÇÃO DO DIA:

Inteligência científica 

A inteligência científica deixa-nos mudos assim que entramos naquela esfera de experiência onde os artistas e os místicos afirmam haver encontrado os valores supremos da existência.

(Theodore Roszak).



Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: