Wednesday, September 12, 2018

Reflexão do dia


“A CURIOSIDADE É A MÃE DA SABEDORIA”
A curiosidade é a mãe da sabedoria”, diz conhecido dito popular. Trata-se de verdade óbvia, da qual poucos se dão conta. Quem não é curioso, no bom sentido, não se sente motivado a aprender coisa alguma, por mais que necessite desse aprendizado, mesmo que invista nele todos os recursos de que dispõe. Até aprende, mas com inaudito sacrifício, com muito esforço e, não raro, com imenso sofrimento. Este deveria ser, portanto, princípio básico da educação. A criança precisa, desde tenra idade, ter sua curiosidade despertada, espicaçada e estimulada, em relação a tudo o que a cerca, não importa se a coisas concretas ou a ideias abstratas, se a pessoas ou a objetos, se a acontecimentos ou se a princípios. Não é, infelizmente, o que ocorre. A curiosidade ilimitada, a ânsia por descobrir novidades a cada instante da nossa vida (úteis ou inúteis, não importa, já que saber não ocupa lugar), é fonte inesgotável de experiências e de sabedoria. Nossa existência é relativamente curta e precisaríamos ter milhares de vidas para aprender, e entender, tudo o que o mundo tem a nos ensinar.


@@@


PESCA EM ÁGUAS TURVAS

Prosseguindo em minha tentativa de “pesca em águas turvas”, tenho uma nova proposta a fazer às editoras. Diz-se que a internet dá visibilidade a escritores e facilita negócios. É isso o que venho tentando, há algum tempo, conferir. Tenho mais um livro, absolutamente inédito, a oferecer. Seu título é: “Dimensões infinitas”, que reúne 30 ensaios sobre temas dos mais variados e instigantes. Abordo, em linguagem acessível a todos, num estilo coloquial, assuntos tais como as dimensões do universo (tanto do macro quanto do microcosmo), o fenômeno da genialidade, a fragilidade dos atuais aparatos de justiça, o mito da caverna de Platão, a secular busca pelo lendário Eldorado, o surgimento das religiões, as tentativas de previsão do futuro e as indagações dos filósofos de todos os tempos sobre nossa origem, finalidade e destino, entre outros temas. É um livro não somente para ser lido, mas, sobretudo, para ser refletido. Meu desafio continua sendo o mesmo de quando iniciei esta tentativa de “pesca em águas turvas”. Ou seja, é o de motivar alguma editora a publicá-lo, sem que eu precise ir até ela e nem tenha que contar com algum padrinho, mas apenas pela internet, e sem que eu precise bancar a edição (já que não tenho recursos para tal). Insistirei nesta tentativa todos os dias, sem limite de tempo. Para fecharmos negócio, basta que a eventual editora interessada (e espero que alguma se interesse, pois o produto é de qualidade) entre em contato comigo no inbox do Facebook ou pelo e-mail pedrojbk@gmail.com. Quem se habilita?

@@@


CITAÇÃO DO DIA:


Brasil provisório 

Entre nós tudo é inconsistente, provisório, não dura.


***

Alheios às simpatias

Os governos, com os seus inevitáveis processos de violência e hipocrisias, ficam alheados da simpatia dos que acreditam nele; e demais, esquecidos de sua vital impotência e inutilidade, levam a prometer o que não podem fazer, de forma a criar desesperados, que pedem sempre mudanças e mudanças.

***

Catalepsia brasileira

Parece que nem um dos grandes países oprimidos, a Polônia, a Irlanda, a Índia apresentará o aspecto cataléptico do nosso interior. Tudo aí dorme, cochila, parece morto; naqueles há revolta , há fuga para o sonho; no nosso...Oh!...dorme-se...

(Lima Barreto, livro “Triste fim de Policarpo Quaresma”).


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: