Thursday, September 20, 2018

Reflexão do dia


DESMOTIVAÇÃO QUE PÔS FIM A UMA PROMISSORA 

CARREIRA

O amigo que citei no primeiro post de ontem, aquele com talento extraordinário para a Literatura, mas que permanecia inédito, publicou, finalmente, seu livro. E veio o tão guardado dia do lançamento que ele se propôs a tornar evento de gala. Em conjunto com a editora, foi programada uma noite de autógrafos, em uma das mais badaladas livrarias da cidade. Enviou convites para cerca de 300 pessoas. O jornal que o tinha como cronista deu uma nota bem visível a respeito. Meu amigo esperava esgotar três centenas (ou mais) de exemplares de cara, durante o evento. Para ter certeza da presença dos convidados, teve o capricho de telefonar para cada um deles, confirmando que estariam presentes. Fez despesas que nem poderia fazer. Contratou, por exemplo, um dos buffets mais tradicionais e mais caros da cidade, para recepcionar os potenciais compradores do seu livro. Veio, finalmente, a tal da noite de autógrafos. Detesto esse tipo de badalação, mas, como me comprometi a comparecer, cumpri o compromisso. A princípio, julguei, até, que o evento havia sido adiado. Na hora marcada, havia, apenas, quatro pessoas na livraria, além de três ou quatro funcionários. Ninguém dos que juraram que iriam à noite de autógrafos compareceu. O evento foi um fracasso. Um dispendioso e frustrante fiasco. Desmotivado, o amigo quis, daí por diante, distância de tudo o que se referisse a literatura. Demitiu-se do jornal e voltou a advogar (além de jornalista, é, também, competente advogado). O tal romance que havia iniciado, fez questão de apagar da memória do computador. E só não rompeu nossa amizade, de longuíssima data, porque me propus a jamais tocar no tema literatura. E nunca toquei com ele. Meu amigo talentoso deixou-se abater pelo primeiro fracasso, que nem teve nada a ver com a qualidade do seu livro que, reitero, era excepcional e, desmotivado, abriu mão de vez de se tornar escritor. Fez bem? Fez mal? Vá se saber!!!


@@@



PESCA EM ÁGUAS TURVAS

Prosseguindo em minha tentativa de “pesca em águas turvas”, tenho uma nova proposta a fazer às editoras. Diz-se que a internet dá visibilidade a escritores e facilita negócios. É isso o que venho tentando, há algum tempo, conferir. Tenho mais um livro, absolutamente inédito, a oferecer. Seu título é: “Dimensões infinitas”, que reúne 30 ensaios sobre temas dos mais variados e instigantes. Abordo, em linguagem acessível a todos, num estilo coloquial, assuntos tais como as dimensões do universo (tanto do macro quanto do microcosmo), o fenômeno da genialidade, a fragilidade dos atuais aparatos de justiça, o mito da caverna de Platão, a secular busca pelo lendário Eldorado, o surgimento das religiões, as tentativas de previsão do futuro e as indagações dos filósofos de todos os tempos sobre nossa origem, finalidade e destino, entre outros temas. É um livro não somente para ser lido, mas, sobretudo, para ser refletido. Meu desafio continua sendo o mesmo de quando iniciei esta tentativa de “pesca em águas turvas”. Ou seja, é o de motivar alguma editora a publicá-lo, sem que eu precise ir até ela e nem tenha que contar com algum padrinho, mas apenas pela internet, e sem que eu precise bancar a edição (já que não tenho recursos para tal). Insistirei nesta tentativa todos os dias, sem limite de tempo. Para fecharmos negócio, basta que a eventual editora interessada (e espero que alguma se interesse, pois o produto é de qualidade) entre em contato comigo no inbox do Facebook ou pelo e-mail pedrojbk@gmail.com. Quem se habilita?


@@@

CITAÇÃO DO DIA:


Interações químicas 

Todo e qualquer pensamento, esperança, temor, paixão, anseio e percepção do ser humano é o resultado de interações químicas entre transmissores e receptores.

(Jon Franklin, jornalista norte-americano do 'The Baltimore Sun').



Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: