Friday, September 28, 2018

DIRETO NO ARQUIVO - Aposta na Educação


Aposta na Educação


Pedro J. Bondaczuk


O Ministério de Educação é, provavelmente, o de melhor desempenho, na média, do governo do presidente Fernando Henrique Cardoso. Não que esteja tudo perfeito, às mil maravilhas, sem qualquer problema nesse setor. Longe disso. Mas sem dúvida, o País evoluiu bastante nesse aspecto, em relação a um passado ainda recente.

Embora o próprio governo cite a redução da inflação anual acumulada, para taxas de somente um dígito, como seu maior feito, essa façanha, embora não negada, trouxe um custo social intolerável, que deve ser corrigido ou pelo próprio Fernando Henrique (caso logre a reeleição) ou por seu eventual sucessor.

Nos próximos dias, o Planalto encaminha ao Congresso o Plano Nacional de Educação. Trata-se de um programa de longo prazo para os próximos dez anos, que tem meta bastante ousada: universalizar o acesso ao ensino básico (1ª a 8ª série) e garantir que as crianças de 7 a 14 anos permaneçam na escola, eliminando a evasão escolar.

Para tanto, estabelece parâmetros que vão normatizar desde a destinação de verbas para estabelecer e manter a infraestrutura escolar, até a formação de professores, com remuneração condizente com a função. A educação é o único caminho para o País sair de vez do subdesenvolvimento. Apostar nela é assegurar um futuro mais justo e humano para as novas gerações.

(Editorial número dois, publicado na página 2, Opinião, do Correio Popular, em 6 de janeiro de 1998).


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: