Wednesday, September 19, 2018

Reflexão do dia


MUITOS TALENTOS SÃO DESPERDIÇADOS POR CAUSA 

DE UM PRIMEIRO FRACASSO

Por não verem resultados, nem financeiros e nem de qualquer outro tipo, ou seja, um mínimo de reconhecimento, muitos escritores criativos e geniais param, até, de escrever. Para exemplificar o que quero dizer, cito o caso de um amigo, desses talentos raros de se encontrar, sujeito genial, criativo ao extremo e competente no manejo das “ferramentas” do ofício, notadamente das palavras do nosso idioma. Cronista de um jornal diário de porte médio, tinha uma legião de leitores, que a cada crônica sua, manifestavam-lhe apreço e admiração, ou por cartas, ou por e-mails, ou por telefonemas, ou pessoalmente. Instado por colegas, resolveu escrever seu primeiro livro. Posso atestar a qualidade dessa obra, porquanto tive a honra de ser convidado a prefaciá-la. Pronto o livro, veio a “romaria” em busca de uma editora. Após quatro ou cinco recusas, encontrou, afinal, quem se dispusesse a publicar sua obra. Sentia-se eufórico, mais criativo do que nunca, motivado por esse sucesso inicial. Começou a escrever, até, seu primeiro romance (muito bom, por sinal, cujos primeiros capítulos tive o privilégio de ler). Suas crônicas no jornal, que já eram muito boas, tornaram-se ótimas. Cresceram em qualidade. Estava prestes a se firmar no meio literário. Mas… Seu livro “encalhou” e meu amigo não quis arriscar escrever e publicar outro. Um potencialmente magnífico escritor pôs fim, de maneira prematura, ao que poderia se tornar uma brilhante carreira em virtude de um primeiro fracasso. Faltou-lhe a principal das motivações.



@@@


PESCA EM ÁGUAS TURVAS

Prosseguindo em minha tentativa de “pesca em águas turvas”, tenho uma nova proposta a fazer às editoras. Diz-se que a internet dá visibilidade a escritores e facilita negócios. É isso o que venho tentando, há algum tempo, conferir. Tenho mais um livro, absolutamente inédito, a oferecer. Seu título é: “Dimensões infinitas”, que reúne 30 ensaios sobre temas dos mais variados e instigantes. Abordo, em linguagem acessível a todos, num estilo coloquial, assuntos tais como as dimensões do universo (tanto do macro quanto do microcosmo), o fenômeno da genialidade, a fragilidade dos atuais aparatos de justiça, o mito da caverna de Platão, a secular busca pelo lendário Eldorado, o surgimento das religiões, as tentativas de previsão do futuro e as indagações dos filósofos de todos os tempos sobre nossa origem, finalidade e destino, entre outros temas. É um livro não somente para ser lido, mas, sobretudo, para ser refletido. Meu desafio continua sendo o mesmo de quando iniciei esta tentativa de “pesca em águas turvas”. Ou seja, é o de motivar alguma editora a publicá-lo, sem que eu precise ir até ela e nem tenha que contar com algum padrinho, mas apenas pela internet, e sem que eu precise bancar a edição (já que não tenho recursos para tal). Insistirei nesta tentativa todos os dias, sem limite de tempo. Para fecharmos negócio, basta que a eventual editora interessada (e espero que alguma se interesse, pois o produto é de qualidade) entre em contato comigo no inbox do Facebook ou pelo e-mail pedrojbk@gmail.com. Quem se habilita?


@@@

CITAÇÃO DO DIA:


Ciência e arte 

A ciência e a arte não admitem pressa. Já o ato de governar tem que estar sempre levando em conta o relógio. O estadista é a vítima da emergência, o prisioneiro das crises e, mesmo em períodos tranquilos, o escravo dos prazos fatais. Ele deve muitas vezes aproveitar as idéias antes da hora apropriada e usá-las indiferente às conseqüências.

(Arthur M. Schlensinger Jr.).



Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: