Wednesday, September 10, 2014

O pior da reunificação


Pedro J. Bondaczuk


O processo de reunificação das duas Alemanhas começará a ser implementado, de fato, a partir da próxima segunda-feira, com a unificação econômica, monetária e social. Ou seja, o tiro de partida nessa corrida será dado através do trajeto mais difícil e traumatizante e de maiores conseqüências do percurso.

Num primeiro instante, os dois lados, Ocidental e Oriental, do futuro Estado germânico, vão ser afetados, embora em graus diferentes. O Leste vai pagar mais, em sacrifícios, agora, para um lucro posterior maior.

O desemprego, certamente, irá se acentuar e um pouco do ufanismo, da euforia da restauração territorial alemã serão esfriados, nos dois setores, diante de questões práticas, como emprego, moradia e previdência. Será necessária uma forte liderança para amortecer o descontentamento inicial.

Prevê-se que, superada a contento esta fase, em mais três ou quatro anos os resultados da reunificação já poderão ser sentidos positivamente, com ampla reativação econômica, tendente a tornar a economia da Alemanha possivelmente tão sólida e próspera – senão mais – quanto a dos Estados Unidos.      

Como se vê, a parte pior do processo de reunificação não é a que se refere às relações externas do novo Estado. A questão da filiação germânica à Organização do Tratado do Atlântico Norte, tida, hoje, como um grande empecilho para que Moscou dê o sinal verde da união política, vai ser resolvida da maneira mais previsível. Ou seja, o presidente soviético, Mikhail Gorbachev, acabará cedendo, não sem extrair alguma vantagem disso, já que esse é o grande trunfo, a melhor carta que dispõe na atualidade, para conseguir os preciosos dólares de que necessita para financiar as reformas econômicas em seu país.

Uma outra controvérsia acerca da reunificação surge agora. É a que se refere à cidade que deverá ser escolhida para ser a capital da Alemanha forte. Bonn, que é a sede da atual Alemanha Ocidental, e uma Berlim reunificada, disputam a primazia.

É evidente que, por uma série de fatores, a segunda leva uma certa vantagem, embora não em sentido prático. O nacionalismo, certamente, deverá prevalecer, fazendo a balança pender em favor das pretensões berlinenses. Afinal, trata-se de uma metrópole multissecular, um símbolo da grandeza e da tragédia germânicas neste turbulento século.

É verdade que Bonn é mais pacata, silenciosa e planejada. E conta com melhor infra-estrutura. Todavia, a cidade de Frederico, o Grande, leva a vantagem da simbologia. No mais, levando em conta a capacidade de organização dos alemães, não se deve temer que a reunificação venha a esbarrar em algum obstáculo de última hora.
Tudo está rigorosamente planejado para ocorrer sem maiores traumas, bem de conformidade com o extraordinário espírito de ordem e racionalidade dos germânicos.  

(Artigo publicado na página 13, Internacional, do Correio Popular, em 26 de junho de 1990).


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk      

No comments: