Thursday, July 05, 2018

Reflexão do dia


A CIVILIZAÇÃO TALVEZ ESTEJA NUM DE SEUS 

TANTOS 

PERÍODOS DE RETROCESSO

O poeta e humanista indiano Rabindranath Tagore explica (ou tenta explicar) a razão de tantos recuos no processo de civilização ao longo da História, ao constatar: “Lemos o mundo às avessas e queixamo-nos de não o compreender”. Em vez de queixas, todavia, o mais sábio e até óbvio é fazer sua leitura correta e assegurar, por consequência, um progresso contínuo, geral, irrestrito e linear da humanidade, em todos os aspectos: material, moral, espiritual, científico e, sobretudo, com absoluta justiça e igualdade de oportunidades. Será que conseguiremos? A despeito do magnífico e até miraculoso aparato de comunicação, que transforma, na prática, o Planeta em uma “aldeia global” de fato, esse ideal parece cada vez mais distante. O egoísmo, a cobiça, a violência e a ausência crescente de solidariedade tornam esse ideal cada vez mais utópico, mais distante, impossível até de ser concretizado. Temo que a civilização esteja em um dos seus tantos períodos de retrocesso. Infelizmente!


@@@



PESCA EM ÁGUAS TURVAS

Prosseguindo em minha tentativa de “pesca em águas turvas”, tenho uma nova proposta a fazer às editoras. Diz-se que a internet dá visibilidade a escritores e facilita negócios. É isso o que venho tentando, há algum tempo, conferir. Tenho mais um livro, absolutamente inédito, a oferecer. Seu título é: “Dimensões infinitas”, que reúne 30 ensaios sobre temas dos mais variados e instigantes. Abordo, em linguagem acessível a todos, num estilo coloquial, assuntos tais como as dimensões do universo (tanto do macro quanto do microcosmo), o fenômeno da genialidade, a fragilidade dos atuais aparatos de justiça, o mito da caverna de Platão, a secular busca pelo lendário Eldorado, o surgimento das religiões, as tentativas de previsão do futuro e as indagações dos filósofos de todos os tempos sobre nossa origem, finalidade e destino, entre outros temas. É um livro não somente para ser lido, mas, sobretudo, para ser refletido. Meu desafio continua sendo o mesmo de quando iniciei esta tentativa de “pesca em águas turvas”. Ou seja, é o de motivar alguma editora a publicá-lo, sem que eu precise ir até ela e nem tenha que contar com algum padrinho, mas apenas pela internet, e sem que eu precise bancar a edição (já que não tenho recursos para tal). Insistirei nesta tentativa todos os dias, sem limite de tempo. Para fecharmos negócio, basta que a eventual editora interessada (e espero que alguma se interesse, pois o produto é de qualidade) entre em contato comigo no inbox do Facebook ou pelo e-mail pedrojbk@gmail.com. Quem se habilita?


@@@

CITAÇÃO DO DIA:


Asneira fundamental 

Asneira básica, fundamental, mãe de todas as outras: nascer no Brasil. O Brasil não é terra onde um artista nasça.

***

Cavação e gorjeta 

Em matéria de arte procede-se no Brasil da mesma forma que em matéria de política, e tudo depende da cavação e da gorjeta, motivo pelo qual a vitória, vira e mexe, cai sempre nas unhas dos comendadores.

***

Novo tipo de gênio 

Disney é um novo tipo de gênio e sua arte é uma arte total e absolutamente nova, jamais prevista nem pelas mais delirantes imaginações.


***

Fotografia e imaginação 

Disney criou a grande coisa nova; a conjugação da fotografia com a imaginação.

***

Vocabulário inadequado

Tudo quanto é absolutamente novo desnorteia a rotina do nosso cérebro. Ficamos sem palavras para julgar. O vocabulário humano é um conjunto de convenções que refletem experiências muito repetidas. Quando uma experiência sensorial totalmente nova nos defronta, o velho vocabulário existente mostra-se necessariamente inadequado.

***

Novo fiat 

Ah, se fosse possível um novo fiat! Recriar o mundo!" Com o material que a natureza nos fornece produzir um mundo novo, formas novas de vida – e se fosse Walt Disney o encarregado da transmutação! Que suprema, que prodigiosamente bela uma nova Criação Cósmica assinada pela mais alta expressão do gênio humano – Walt Disney! -

(Monteiro Lobato).




Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk



No comments: