Monday, July 30, 2018

DIRETO DO ARQUIVO - Inflação à moda europeia


Inflação à moda européia


Pedro J. Bondaczuk


O País registrou, no ano passado, de acordo diversos institutos de pesquisa, a mais baixa inflação acumulada em praticamente meio século. A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo (Fipe), por exemplo, apurou 4,82%. Trata-se do menor índice inflacionário desde 1950, quando havia atingido 3,72%.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) chegou a cifra semelhante, em torno de 4,4%. Já o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) detectou taxa anual de 6,11%.

É uma inflação, senão parecida com a da Suíça, próxima disso. Ou pelo menos digna da União Europeia, de países como Grécia, Irlanda ou Portugal. Nada mal para quem já chegou a ter taxa de 84% em um único mês.

E as cifras poderiam ser ainda menores --- de 2,5% conforme a Fipe --- não fosse o aumento até exagerado das tarifas públicas. A sociedade fez a sua parte. O governo? Nem tanto. Principalmente o Congresso, que deixou de aprovar reformas fundamentais para a economia do País. O controle da inflação beneficiou pessoas de baixa renda. O desemprego, no entanto, anulou essa vantagem de parcela expressiva de brasileiros, que ficou não somente sem corrosão salarial, mas sem salários.

(Editorial número dois, publicado na página 2, Opinião, do Correio Popular, em 12 de janeiro de 1998).


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk


No comments: