Friday, July 27, 2018

DIRETO DO ARQUIVO - Contagem regressiva


Contagem regressiva


Pedro J. Bondaczuk


O País está na contagem regressiva para a implantação da nova moeda, o Real, o que deixa muitas pessoas apreensivas e dá pretexto aos oportunistas para tentar levar vantagem sobre seus semelhantes. Preferimos, porém, acreditar na seriedade do plano de estabilização econômica e de seus autores, que jogam no seu sucesso toda uma carreira pública.

A menos que sejam suicidas políticos, portanto, o novo programa que elaboraram merece um crédito, ou pelo menos --- senão uma entusiasmada adesão --- uma certa cooperação. Adam Smith, o escocês que lançou no século XVIII as bases da moderna economia, afirmou que "o que faz melhorar a situação da maioria nunca pode ser considerado como um inconveniente para o todo".

E qual é o principal problema brasileiro das últimas duas décadas, responsável pela degradação social e pela estagnação do País? Com certeza é esse "imposto" indireto e perverso, que drena recursos dos mais pobres para os bolsos dos mais ricos, chamado inflação. Toda a tentativa que se faça para o seu combate, desde que competente e séria, merece não somente o crédito, mas a adesão dos cidadãos.

O romancista inglês, William Somerset Maugham, tem uma citação interessante, que ilustra a importância do equilíbrio econômico, que diz: "O dinheiro é como o sexto sentido, os outros cinco não funcionam bem sem ele". Daí o País não poder mais conviver com a desorganização econômica, fonte permanente de injustiças sociais e causa básica da violência.

A população quer emprego, para poder participar de um esforço gigantesco e comum de desenvolvimento. Quer escolas, quer moradias, quer hospitais. Chega de recessão, que apenas inibe o potencial nacional e situa o Brasil numa posição humilhante, e que ele não merece, no contexto internacional.

Está na hora de provarmos, para nós mesmos e para o mundo, que somos competentes, solidários e vencedores. A inflação não é invencível.

(Editorial publicado na página 2, Opinião, da Folha do Taquaral, em 25 de junho de 1994).



Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: