Tuesday, July 17, 2018

Reflexão do dia


SÓ O HOMEM CRIA E REPRODUZ BELEZA

Entre todos os seres vivos, só o homem tem sensibilidade e habilidade para retratar a beleza através da arte. É um talento exclusivo da espécie. Você conhece, porventura, outro animal que a pratique? Já viu algum cão compositor, algum gato cantor ou algum burro instrumentista? Já soube de algum papagaio que compusesse algum poema? Talvez você me responda que já houve gorilas “pintores”. Um deles, o mais famoso de todos, foi Ndowe, do zoológico de Paignton, na Inglaterra. Mas ele, e outros gorilas tidos e havidos como “pintores”, tinham, de fato, noção do que faziam? Apresentavam o mínimo senso de harmonia de cores, de jogo de luz e sombras, de simetria de figuras e vai por aí afora? “Pintavam”, pelo menos, algo sequer parecido com o que existe? Claro que não!! E nem poderiam. Limitavam-se, isto sim, a “sujar” de tinta as telas que lhes eram apresentadas, sem a menor noção do que faziam. O curioso é que apareceram milionários excêntricos, que pagaram fortunas, por esses “quadros” supostamente “pintados” por um símio (tudo tem que vir entre aspas mesmo). Mas isso é arte, no sentido lato do termo? Ora, ora, ora...


@@@



PESCA EM ÁGUAS TURVAS

Prosseguindo em minha tentativa de “pesca em águas turvas”, tenho uma nova proposta a fazer às editoras. Diz-se que a internet dá visibilidade a escritores e facilita negócios. É isso o que venho tentando, há algum tempo, conferir. Tenho mais um livro, absolutamente inédito, a oferecer. Seu título é: “Dimensões infinitas”, que reúne 30 ensaios sobre temas dos mais variados e instigantes. Abordo, em linguagem acessível a todos, num estilo coloquial, assuntos tais como as dimensões do universo (tanto do macro quanto do microcosmo), o fenômeno da genialidade, a fragilidade dos atuais aparatos de justiça, o mito da caverna de Platão, a secular busca pelo lendário Eldorado, o surgimento das religiões, as tentativas de previsão do futuro e as indagações dos filósofos de todos os tempos sobre nossa origem, finalidade e destino, entre outros temas. É um livro não somente para ser lido, mas, sobretudo, para ser refletido. Meu desafio continua sendo o mesmo de quando iniciei esta tentativa de “pesca em águas turvas”. Ou seja, é o de motivar alguma editora a publicá-lo, sem que eu precise ir até ela e nem tenha que contar com algum padrinho, mas apenas pela internet, e sem que eu precise bancar a edição (já que não tenho recursos para tal). Insistirei nesta tentativa todos os dias, sem limite de tempo. Para fecharmos negócio, basta que a eventual editora interessada (e espero que alguma se interesse, pois o produto é de qualidade) entre em contato comigo no inbox do Facebook ou pelo e-mail pedrojbk@gmail.com. Quem se habilita?


@@@

CITAÇÃO DO DIA:


Artista reabilitado

Que governo democrático europeu se atreveria hoje em dia a ridicularizar ou perseguir as experiências dos artistas? De fato, nenhum governante ocidental se atreveria a tachar de "degenerado" qualquer quadro, escultura, filme ou livro, para não ser equiparado aos selvagens hitleristas ou stalinistas, e isso, no sentido do respeito para com a liberdade de expressão, é ótimo. Não obstante, não é tão bom assim se essa prudência expressa também uma total incapacidade de discernir o bom, o ruim e o deplorável em matéria de arte.

(Mário Vargas Llosa).


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: