Sunday, July 22, 2018

Reflexão do dia


EM QUE CIRCUNSTÂNCIAS GOSTO DE ESCREVER
Há momentos em que o texto me proporciona imenso prazer. Isso ocorre quando tenho liberdade de escrever o que, quando e como quiser. Em que ninguém me encomende crônicas e principalmente não fique me telefonando a toda a hora, cobrando a entrega. Em que algum editor chato não fique me limitando o número de linhas ou a quantidade de palavras (por isso, gosto de editar meus próprios textos. Quando outro os edita, sinto-me violentado e tolhido em minha liberdade intelectual). Poucos escritores são sinceros ao falarem sobre o exercício da escrita. Nove entre dez afirmam (sem nem ficarem vermelhos): “Adoro escrever! É a minha vida, meu maior prazer! E blá-bla-blá; bla-bla-blá e bla-bla-blá”. Balela! Pois... quando você vai verificar o que já escreveram e quantas horas do dia (caso não escrevam para viver) dedicam a esse exercício, pega-os direitinho na mentira. Produzem pouquíssimo e, muitas vezes, nem produzem nada. E ainda dizem que gostam de escrever?! Ora, ora, ora...

@@@


PESCA EM ÁGUAS TURVAS


Prosseguindo em minha tentativa de “pesca em águas turvas”, tenho uma nova proposta a fazer às editoras. Diz-se que a internet dá visibilidade a escritores e facilita negócios. É isso o que venho tentando, há algum tempo, conferir. Tenho mais um livro, absolutamente inédito, a oferecer. Seu título é: “Dimensões infinitas”, que reúne 30 ensaios sobre temas dos mais variados e instigantes. Abordo, em linguagem acessível a todos, num estilo coloquial, assuntos tais como as dimensões do universo (tanto do macro quanto do microcosmo), o fenômeno da genialidade, a fragilidade dos atuais aparatos de justiça, o mito da caverna de Platão, a secular busca pelo lendário Eldorado, o surgimento das religiões, as tentativas de previsão do futuro e as indagações dos filósofos de todos os tempos sobre nossa origem, finalidade e destino, entre outros temas. É um livro não somente para ser lido, mas, sobretudo, para ser refletido. Meu desafio continua sendo o mesmo de quando iniciei esta tentativa de “pesca em águas turvas”. Ou seja, é o de motivar alguma editora a publicá-lo, sem que eu precise ir até ela e nem tenha que contar com algum padrinho, mas apenas pela internet, e sem que eu precise bancar a edição (já que não tenho recursos para tal). Insistirei nesta tentativa todos os dias, sem limite de tempo. Para fecharmos negócio, basta que a eventual editora interessada (e espero que alguma se interesse, pois o produto é de qualidade) entre em contato comigo no inbox do Facebook ou pelo e-mail pedrojbk@gmail.com. Quem se habilita?

@@@

CITAÇÃO DO DIA:

Organização no texto 

O escritor organiza-se no seu texto como em sua casa. Comporta-se nos seus pensamentos como faz com seus papéis, livros, lápis, tapetes, que leva de um quarto para o outro, produzindo uma certa desordem. Para ele, tornam-se peças de mobiliário em que se acomoda, com gosto ou desprazer. Acaricia-os com delicadeza, serve-se deles, revira-os, muda-os de lugar, desfá-los.

(Theodore Adorno, “Minima Moralia”).


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: