Monday, July 16, 2018

DIRETO DO ARQUIVO - Estados gastam por conta


Estados gastam por conta


Pedro J. Bondaczuk


Os Estados brasileiros estão sumamente endividados, alguns às voltas com problemas até para fazer face aos compromissos mais imediatos, como o pagamento dos salários do funcionalismo. Esse endividamento não deixa de ser um complicador nas medidas de sustentação do Real.

Recente levantamento divulgado pelos jornais dá conta que, das 27 unidades da Federação, 22 teriam que gastar tudo o que arrecadam com impostos durante pelo menos um ano para quitar suas dívidas. Claro que, mais uma vez, estas serão simplesmente "roladas" e vão ser arcadas pela União.

O governo calcula, por exemplo, que vai gastar R$ 37,566 bilhões para socorrer os bancos estaduais, nove dos quais se encontram tecnicamente quebrados, com balancetes apontando rombos patrimoniais, conforme dados do Banco Central. O restante será saneado e posteriormente privatizado.

Com tudo isso, informa-se agora que governadores vão gastar pelo menos R$ 13,3 bilhões, provenientes da venda de estatais, para obras, com vistas à reeleição, em vez de saldar seus débitos. É uma forma de fazer política no mínimo irresponsável, que infelizmente ainda impressiona o eleitor. Enquanto isso, a carga tributária aumenta de ano para ano, passando de 25,45% do Produto Interno Bruto de 1992/1993 para mais de 30% em 1997.

(Editorial número dois publicado na página 2 do Correio Popular em 25 de janeiro de 1998).


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: