Saturday, July 07, 2018

DIRETO DO ARQUIVO - Terremoto financeiro


Terremoto financeiro

Pedro J. Bondaczuk

O novo "terremoto financeiro" que agita a Ásia desde o ano passado, que já afetou a Tailândia, a Coreia do Sul e a Indonésia (os chamados "tigres asiáticos") e em menor medida abalou a China, atinge desta vez um "peso pesado" da economia mundial: o Japão. A crise mostra, entre outras coisas, a fragilidade da atual política econômica brasileira, na era da dita "globalização". É grande demais a nossa dependência de moedas fortes, em decorrência da chamada "âncora cambial"! E isso é assustador!

Boa parte das reservas em dólar do País é constituída do chamado capital volátil, isto é, especulativo, que fica no nosso mercado financeiro muitas vezes por um único dia, de grupos estrangeiros que apenas buscam o máximo de lucro, às custas das absurdas taxas de juros praticadas no Brasil.

A crise asiática, ao que tudo indica, ainda terá muitos e imprevisíveis desdobramentos. E embora o Planalto assegure que o País está a salvo de uma fuga em massa de capitais, os frios números demonstram o contrário. Por exemplo, apenas nos 12 primeiros dias de junho, o volume de saídas chegou a US$ 1,2 bilhão, o que representa quase o total registrado em todo o mês de maio (US$ 1,3 bilhão).

Diante de tamanha instabilidade, resta ao brasileiro torcer, não somente pelo sucesso da seleção nos campos da França, mas sobretudo para que o pior já tenha passado na Ásia (o que não parece, infelizmente, ser o caso) e voltemos a ter um "céu de brigadeiro" na economia.

(Editorial número dois, publicado na página 2, Opinião, do Correio Popular, em 17 de junho de 1998).

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: