Thursday, July 26, 2018

CRÔNICA DO DIA - Literatura infantil


Literatura infantil

Pedro J. Bondaczuk

Muitos torcem o nariz quando o assunto se refere a histórias para crianças. Todavia, não há público mais exigente e, simultaneamente, mais fiel do que este. Ao escritor compete a difícil tarefa de interessá-lo no seu texto, torná-lo cúmplice, fazer com que mergulhe de cabeça na leitura e, além de aprender alguma coisa, se divirta.

Não é qualquer um que consegue essa façanha. Já tentei fazer literatura infantil e dei com os burros n’água, ou seja, fracassei. Não é a minha praia. Daí minha sincera admiração e meu profundo respeito pelos que contam com este talento.

Ao contrário de livros para adultos, em que não se precisa pensar na idade dos que os irão ler, quando se trata de uma história para crianças, deve-se atentar para a faixa etária do potencial leitor. O nível de compreensão de um menininho ou menininha de quatro anos, por exemplo, não é, obviamente, o mesmo de um que tenha seis, oito ou dez anos. Há escritor que se especializa em cada uma dessas faixas. E quase sempre se dá bem. Público para consumir seus livros é que não falta.

Aquilo que no tempo em que eu era criança era destinado a quem tivesse seis anos, hoje é voltado à turminha menor, “mais verde”, a das creches, ou seja, ao pessoal de dois a quatro anos. Muitos dos que integram essa faixa (se não todos), já estão alfabetizados. A alfabetização é cada dia mais precoce. Não faço juízo de valor sobre se isso é bom ou ruim, pois não sou psicólogo. Minha intuição, porém, cochicha-me no ouvido que isso é ótimo.

A minha geração é anterior ao advento da televisão. Computador, então, nem pensar. Hoje, surpreendo-me com as observações do meu neto João Vítor, que no próximo mês completará nove anos, que já compreende coisas que só vim a compreender com o dobro da sua idade.

Há pérolas da literatura infantil que são atemporais, que encantaram meus avós e hoje encantam meus netos. São os casos, entre outros, dos livros de histórias de Andersen, de Grimm e de tantos e tantos outros. Mas quando se fala nesse gênero, não se pode esquecer, jamais, desse mágico das letras nacionais, que foi Monteiro Lobato.

Há, hoje, uma infinidade de ótimos escritores para essa faixa etária. Não citarei nenhum, obviamente, por receio de cometer injustiças (e cometeria, certamente, dada, felizmente, a imensa quantidade deles). São essas pessoas talentosas que estão preparando nossos leitores do futuro. Prestam-nos, portanto, inestimável serviço e é mister que os homenageemos, mesmo que com o mero reconhecimento da sua importância e valor.

Foram os escritores de literatura infantil do nosso tempo que nos despertaram o gosto pelas letras. “Viajamos” para mundos distantes nas asas da sua imaginação. Podemos (e devemos), portanto, atribuir-lhes pelo menos uma parte (a outra fica por conta dos nossos professores) da responsabilidade de termos nos tornado escritores.

Tenho por critério valorizar em grau maior quem faz o que não consigo fazer. Não que não valorize os que fazem o que também faço. Não é isso. Mas é óbvio que meu respeito e minha admiração pelos que me superam nesse aspecto, até por questão de lógica, são superlativos. E como não demonstro a menor aptidão para a literatura infantil.... Tenho esse pessoal na mais alta conta. Creio que você, caro leitor, também o tenha. Se não tem, deveria ter.



Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: