Sunday, January 03, 2016

TRIPULANTES DA ESPAÇONAVE NÃO PARAM DE AUMENTAR

De acordo com Programa de População da ONU, nascem, atualmente, em média, três bebês por segundo no Planeta. Descontando os indivíduos que morrem – por doenças, assassinatos, acidentes, guerras, fome ou velhice – a espaçonave Terra ganha, diariamente, cerca de 250 mil passageiros. E isso ocorre, notadamente, em países paupérrimos, inviáveis, do ponto de vista econômico, de tão pobres que são.  Não precisa ser nenhum gênio para concluir que um dia o limite de pessoas será atingido, se é que já não foi. Afinal, o Planeta não é elástico, não estica, não amplia automaticamente seu território. O trágico, reitero, é que 90% desse crescimento populacional ocorre onde a prudência manda que se limite a natalidade. Ou seja, nas regiões mais pobres do mundo, o que só multiplica a miséria, a fome, as doenças, os conflitos sociais e a violência. A ONU informa que dos 7,3 bilhões de habitantes da Terra, mais de um bilhão, ou um sétimo da humanidade, vive em estado de absoluta carência. Há solução? Qual? Da minha parte, só vislumbro uma, que considero, contudo, irreal: a limitação espontânea da natalidade, fruto da conscientização generalizada dos habitantes da Terra. E isso, nas condições atuais... raia o despautério, o disparate, o impossível.


@@@@@@@@

Livros que recomendo:

“Balbúrdia Literária” José Paulo Lanyi – Contato: jplanyi@gmail.com
“A Passagem dos Cometas” – Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
“Aprendizagem pelo Avesso”Quinita Ribeiro Sampaio – Contato: ponteseditores@ponteseditores.com.br
“Um dia como outro qualquer” – Fernando Yanmar Narciso.  

O que comprar:

Cronos e Narciso (crônicas, Editora Barauna, 110 páginas) – “Nessa época do eterno presente, em que tudo é reduzido à exaustão dos momentos, este livro de Pedro J. Bondaczuk reaviva a fome de transcendência! (Nei Duclós, escritor e jornalista).Preço: R$ 23,90.

Lance fatal (contos, Editora Barauna, 73 páginas) – Um lance, uma única e solitária jogada, pode decidir uma partida e até um campeonato, uma Copa do Mundo. Assim como no jogo – seja de futebol ou de qualquer outro esporte – uma determinada ação, dependendo das circunstâncias, decide uma vida. Esta é a mensagem implícita nos quatro instigantes contos de Pedro J. Bondaczuk neste pequeno grande livro.Preço: R$ 20,90.

Como comprar:

Pela internetWWW.editorabarauna.com.br – Acessar o link “Como comprar” e seguir as instruções.
Em livraria Em qualquer loja da rede de livrarias Cultura espalhadas pelo País.        

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk  

No comments: