Monday, January 04, 2016

TEMOS QUE “PENSAR” UMA NOVA CIDADE

Veja-se o que ocorre nas aglomerações humanas atuais, autênticas babéis contemporâneas, em que 80% dos habitantes do Planeta vivem (a maioria vegeta). O arquiteto Paulo Archias Mendes da Rocha, em seu livro "Memórias", faz uma observação, que nós, moradores dessas grandes cidades, deveríamos levar muito a sério: "A cidade é uma idéia, ela não existe. É uma invenção do homem. Se não gostamos dela, temos de fazer uma outra. A esperança é essa. Saber que sabemos fazer desta uma outra". Compete-nos, portanto, fazer uma "outra" cidade, a ideal, aberta, arborizada, com todo o aparato urbano funcionando de forma adequada e que de fato nos pertença, e não aos violentos, aos bandidos, aos marginais, aos ladrões e aos seqüestradores. Mas como fazer isso? Projetá-la, até mesmo em detalhes, é uma coisa. Viabilizá-la e torná-la concreta é outra completamente diferente. É essa viabilização que se constitui em nosso grande desafio.

***

CIDADES ATUAIS SÃO DESUMANAS

Deste modelo de cidade que está aí (a perigosa e violenta), certamente não gostamos! Mas não temos opção. E a cada dia que passa, a situação tende a piorar. Em países miseráveis e superpovoados, vilarejos até não muito minúsculos e que não passavam de meros pontinhos, quase invisíveis, nos mapas, transformam-se, da noite para o dia, em gigantescos depósitos de gente, sem nenhuma estrutura: caóticos, desorganizados e... violentos. Mesmo em sociedades nacionais com maiores recursos, este inchaço das cidades se verifica e multiplica os problemas que, por terem as soluções invariavelmente adiadas para um futuro que nunca chega, se tornam insolúveis. Sem exagero, não passam de “sucursais do inferno”, desordenadas, poluídas, caóticas, barulhentas e... perigosas. Ou seja, desumanas.


@@@@@@@

Livros que recomendo:

“Balbúrdia Literária”José Paulo Lanyi – Contato: jplanyi@gmail.com
“A Passagem dos Cometas” – Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
“Aprendizagem pelo Avesso”Quinita Ribeiro Sampaio – Contato: ponteseditores@ponteseditores.com.br
“Um dia como outro qualquer” – Fernando Yanmar Narciso.  

O que comprar:

Cronos e Narciso (crônicas, Editora Barauna, 110 páginas) – “Nessa época do eterno presente, em que tudo é reduzido à exaustão dos momentos, este livro de Pedro J. Bondaczuk reaviva a fome de transcendência! (Nei Duclós, escritor e jornalista).Preço: R$ 23,90.

Lance fatal (contos, Editora Barauna, 73 páginas) – Um lance, uma única e solitária jogada, pode decidir uma partida e até um campeonato, uma Copa do Mundo. Assim como no jogo – seja de futebol ou de qualquer outro esporte – uma determinada ação, dependendo das circunstâncias, decide uma vida. Esta é a mensagem implícita nos quatro instigantes contos de Pedro J. Bondaczuk neste pequeno grande livro.Preço: R$ 20,90.

Como comprar:

Pela internet WWW.editorabarauna.com.br – Acessar o link “Como comprar” e seguir as instruções.
Em livrariaEm qualquer loja da rede de livrarias Cultura espalhadas pelo País.        

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk  

No comments: