Saturday, January 16, 2016

Caminhos antagônicos

  
Pedro J. Bondaczuk


O relacionamento entre as nações, especialmente as que mantêm um antagonismo entre si (quer de caráter ideológico, quer militar ou econômico) é feito, há séculos, em dois planos. Um oficial, diplomático e normal, fartamente divulgado e que deveria ser o único caminho para a discussão e busca de solução das desavenças. Outro, subreptício, ilegal e encoberto, traduzido por espionagem, apoio a facções internas que se opõem ao regime vigente no país desafeto, e outras formas até mais imorais e condenáveis. Dado o seu caráter nada ortodoxo, este último procedimento raramente vem a público. Não, pelo menos, de forma oficial, embora todos saibam que ele existe.

Exímios novelistas têm feito fortunas usando como temas para suas histórias ações mirabolantes, desenvolvidas no campo da espionagem internacional. Filmes, tendo tais assuntos por tema, esgotam bilheterias e prendem as pessoas junto às telas de televisão.

E as artimanhas utilizadas pelos espiões da ficção são de tal ordem, que ninguém acredita serem sequer próximas da verossimilhança. Quem pensa assim, todavia, se engana.

Na maior parte das vezes, a realidade, com as inconfessáveis motivações que a escudam, é infinitamente mais aética e criminosa do que a imaginação dos mais maquiavélicos dos novelistas pode conceber. Basta, por exemplo, uma rápida passagem de olhos no noticiário de anteontem, estampada nesta página, e se ler da maneira correta nas entrelinhas, para se perceber a manifesta ilegalidade da qual se valem respeitáveis governos para obter informações que lhes interessam ou para subverter situações, criando fatos políticos que as beneficiem.

A ação dos espiões, todavia, não é um fato recente, nem restrito apenas ao pós-guerra. Diríamos que é algo que pontilha a História universal, desde quando os homens começaram a se agrupar em países, com realidades, costumes e motivações diversos.

Nunca faltaram, no correr dos séculos, celerados que colocaram a cobiça, a ganância e mesquinhos interesses pessoas (sempre transitórios e efêmeros) acima dos coletivos. Os anais de quase todas as civilizações registram seus traidores, seus oportunistas e seus quintas colunas.

Entre a visão romântica, que todos nós temos, do relacionamento internacional e a realidade dos fatos, vai uma distância imensa. Uma comunidade mundial, baseada apenas no Direito e na ética, é um ideal que beira as raias da utopia.

Vez ou outra, alguém comete uma falha e para que todo o esquema não seja desnudado à luz da opinião pública, o elo fraco da corrente de ilegalidades é sacrificado, para que o status quo possa ser mantido.

Freqüentemente, alguns tentam justificar essas mazelas, dando a entender que os “fins justificam os meios”. Para que alguns “iluminados” testem alguma idéia elocubrada num instante de ócio, não importa que uma, cinco, dez, cem ou mil vidas sejam ceifadas. Ou, quem sabe, uma cidade como Hiroshima. Talvez, até mesmo, um país. Que importam as pessoas para esses paranóicos, que se arrogam em deuses, em senhores dos destinos de seus semelhantes? A lei? Ora, a lei...

(Artigo publicado na página 11, Internacional, do Correio Popular, em 26 de março de 1985).


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk  

No comments: