Saturday, January 16, 2016

A ESTUPIDEZ DO “BULLYING”

Uma das manifestações mais comuns de indigência espiritual é, sem dúvida, a zombaria. Quem recorre a esse expediente mesquinho, para ofender concorrentes, adversários e, às vezes, nem isso, mas pessoas que nunca lhes fizeram mal algum ou eventual desfeita, o faz por carecer de argumentos. Vale-se, em geral, de algum defeito aparente da vítima (que às vezes nem é uma deficiência, porém virtude), como o fato dela ser gorda, por exemplo, ou de mancar, ou de gaguejar, ou de ter algum cacoete ou outra característica qualquer que seja incomum, para fazer chacota. Não raro, quando chamado às falas, argumenta que se trata de “brincadeira”. Não é, evidentemente. A zombaria é tão tola, tão ridícula e tão imbecil, que quem é alvo dela e tem só um pouquinho de massa encefálica, alguns neurônios a mais, nem tem como se defender. Pior é quando outros tantos idiotas úteis (no caso, inúteis) aderem à caçoada (a burrice é contagiosa). Aí a bulha torna-se infernal! Esse tipo de atitude é muito comum, por exemplo, nas escolas, e do mundo todo. É, hoje em dia, um dos grandes problemas dos educadores, igualmente vítimas desse comportamento anti-social e agressivo de alguns alunos. Raros já não passaram, algum dia, por esta desagradabilíssima experiência. Deram-lhe, até mesmo, um pomposo nome: “bullying”. Não importa, porém, a denominação. Trata-se da estúpida, infeliz e sempre condenável zombaria.


@@@@@@@@@

Livros que recomendo:

“Balbúrdia Literária” José Paulo Lanyi – Contato: jplanyi@gmail.com
“A Passagem dos Cometas” – Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
“Aprendizagem pelo Avesso”Quinita Ribeiro Sampaio – Contato: ponteseditores@ponteseditores.com.br
“Um dia como outro qualquer” – Fernando Yanmar Narciso.  

O que comprar:

Cronos e Narciso (crônicas, Editora Barauna, 110 páginas) – “Nessa época do eterno presente, em que tudo é reduzido à exaustão dos momentos, este livro de Pedro J. Bondaczuk reaviva a fome de transcendência! (Nei Duclós, escritor e jornalista).Preço: R$ 23,90.

Lance fatal (contos, Editora Barauna, 73 páginas) – Um lance, uma única e solitária jogada, pode decidir uma partida e até um campeonato, uma Copa do Mundo. Assim como no jogo – seja de futebol ou de qualquer outro esporte – uma determinada ação, dependendo das circunstâncias, decide uma vida. Esta é a mensagem implícita nos quatro instigantes contos de Pedro J. Bondaczuk neste pequeno grande livro.Preço: R$ 20,90.

Como comprar:

Pela internet WWW.editorabarauna.com.br – Acessar o link “Como comprar” e seguir as instruções.
Em livrariaEm qualquer loja da rede de livrarias Cultura espalhadas pelo País.

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk         

No comments: