Thursday, January 14, 2016

DEVEMOS OBEDECER À “VOZ DA RAZÃO”

A razão é a mais nobre, mais eficaz e a principal faculdade humana. É a característica essencial que nos distingue dos demais seres viventes e nos torna “semelhantes” (mas nunca iguais, claro) a Deus. Não raro, porém, nos deixamos enganar pelos apelos dos instintos e, ao incorrermos nesse equívoco, deixamos de ser livres. Tornamo-nos escravos de incontroláveis paixões, nem sempre sadias e nobres, que nos induzem ao erro e, não raro, à própria destruição. Devemos ser determinados e nos submeter, única e exclusivamente, à voz da razão, irmã de todos os sentimentos nobres, como o amor, a justiça, a bondade e a solidariedade, ao longo da nossa vida. Quem não age assim, é pobre de espírito. Torna-se incapaz de apreender a verdade, por mais óbvia que esta seja. Têm uma venda lhes tampando os olhos que os impede de enxergar a realidade. Dizem-se realistas, mas têm a cabeça imersa em um mundo de fantasias tolas e absurdas. São adultos infantilizados e escravos das mais baixas e mesquinhas paixões. São mais irracionais do que qualquer animal supostamente privado da razão.


@@@@@@@@@

Livros que recomendo:

“Balbúrdia Literária”José Paulo Lanyi – Contato: jplanyi@gmail.com
“A Passagem dos Cometas” – Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
“Aprendizagem pelo Avesso” Quinita Ribeiro Sampaio – Contato: ponteseditores@ponteseditores.com.br
“Um dia como outro qualquer” – Fernando Yanmar Narciso.  

O que comprar:

Cronos e Narciso (crônicas, Editora Barauna, 110 páginas) – “Nessa época do eterno presente, em que tudo é reduzido à exaustão dos momentos, este livro de Pedro J. Bondaczuk reaviva a fome de transcendência! (Nei Duclós, escritor e jornalista).Preço: R$ 23,90.

Lance fatal (contos, Editora Barauna, 73 páginas) – Um lance, uma única e solitária jogada, pode decidir uma partida e até um campeonato, uma Copa do Mundo. Assim como no jogo – seja de futebol ou de qualquer outro esporte – uma determinada ação, dependendo das circunstâncias, decide uma vida. Esta é a mensagem implícita nos quatro instigantes contos de Pedro J. Bondaczuk neste pequeno grande livro.Preço: R$ 20,90.

Como comprar:

Pela internetWWW.editorabarauna.com.br – Acessar o link “Como comprar” e seguir as instruções.
Em livrariaEm qualquer loja da rede de livrarias Cultura espalhadas pelo País.

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk         

No comments: