Friday, January 01, 2016

A ARMADILHA DA HUMANIDADE

O historiador britânico Arnold Toynbee fez uma previsão extremamente pessimista em relação ao  futuro da humanidade. O citado intelectual disse numa entrevista: “Se tivermos uma guerra nuclear, sobreviverão tão poucos, que a civilização não se poderá manter. Se não tivermos uma guerra nuclear, haverá tantos habitantes sobre a Terra que a vida se fará intolerável”. Ou seja, se correr, o bicho pega, se ficar, o bicho come. Notaram a armadilha que se desenha para a humanidade? No caso de uma abrupta redução da população do Planeta, em decorrência de uma possível (talvez não provável) guerra com a utilização de armas atômicas,  o atual sistema de relações entre classes sociais e países fatalmente ruiria (ou ruirá?). O número de sobreviventes será baixíssimo e sabe-se lá em que condições físicas e psicológicas eles viverão. A radioatividade contaminará a tudo e a todos e tal contaminação persistirá não por um ano ou dois, mas por, no mínimo, cinco séculos ou mais. Será um inferno! A situação oposta, igualmente provável, todavia, trará conseqüências não menos ruins ou menos dramáticas. O Planeta que nos acolhe tem recursos limitados. E eles já estão próximos da exaustão. Até quando, por exemplo, será possível a produção de alimentos que, bem ou mal, atenda às necessidades de todas as pessoas? E a água potável, cada vez mais escassa, quando estará exaurida? Hoje, um bilhão de pessoas já pena por não contar com esse recurso. E as coisas, nesse aspecto, tendem apenas a piorar, e muito.


@@@@@@@@@

Livros que recomendo:

“Balbúrdia Literária”José Paulo Lanyi – Contato: jplanyi@gmail.com
“A Passagem dos Cometas” – Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
“Aprendizagem pelo Avesso”Quinita Ribeiro Sampaio – Contato: ponteseditores@ponteseditores.com.br
“Um dia como outro qualquer” – Fernando Yanmar Narciso.  

O que comprar:

Cronos e Narciso (crônicas, Editora Barauna, 110 páginas) – “Nessa época do eterno presente, em que tudo é reduzido à exaustão dos momentos, este livro de Pedro J. Bondaczuk reaviva a fome de transcendência! (Nei Duclós, escritor e jornalista).Preço: R$ 23,90.

Lance fatal (contos, Editora Barauna, 73 páginas) – Um lance, uma única e solitária jogada, pode decidir uma partida e até um campeonato, uma Copa do Mundo. Assim como no jogo – seja de futebol ou de qualquer outro esporte – uma determinada ação, dependendo das circunstâncias, decide uma vida. Esta é a mensagem implícita nos quatro instigantes contos de Pedro J. Bondaczuk neste pequeno grande livro.Preço: R$ 20,90.

Como comprar:

Pela internetWWW.editorabarauna.com.br – Acessar o link “Como comprar” e seguir as instruções.
Em livrariaEm qualquer loja da rede de livrarias Cultura espalhadas pelo País.        

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk  

1 comment:

PAULO TAMBURRO. said...

Desde há muitos séculos o catastrofismo tem ocupado mentes dali, dali e de acolá.Concorda?

Feliz 2016 e um abração carioca.