Tuesday, January 05, 2016

MINHA ADMIRAÇÃO PELAS MULHERES

As mulheres fascinam-me, embevecem-me, encantam-me e por isso despertam-me incontida ternura, profundo carinho, permanente desvelo e, sobretudo, sincera admiração. E não apenas por serem meus alter egos biológicos (e, sobretudo, psicológicos), mas por inúmeras outras virtudes, que não vejo (pelo menos não com freqüência), nas pessoas do meu sexo. É verdade que não as entendo (pelo menos na maior parte das vezes). Mas para que as entender, se as posso admirar e, sobretudo, amar, sem nenhuma reserva ou restrição?! Claro que estou generalizando e avaliando-as pelo critério estatístico, ou seja, pelas características que detecto na maioria delas. Queiram ou não, as mulheres são as grandes educadoras do homem.

***

MULHERES: AS EDUCADORAS DOS HOMENS

São as mulheres que transmitem, a nós, homens, as virtudes que nos tornam sociáveis, polidos, corteses e, enfim, “civilizados”. Não fosse esse polimento que elas nos dão no caráter, o mundo seria muito diferente (para pior, obviamente). Isso não quer dizer que não reconheça o papel do pai na educação dos filhos. Muito pelo contrário! É importantíssimo e mais, é fundamental. São eles que desenvolvem suas características masculinas inatas, que poderiam permanecer adormecidas, a despeito do instinto, não fosse sua providencial intervenção. Incutem-lhes, sobretudo, garra, determinação e coragem. Todavia, essas virtudes, potencialmente positivas, sem o providencial toque feminino na educação, poderiam descambar para a violência pura e simples, ou para a selvageria, ou para o mero emprego da força, e em situações inadequadas e fora de contexto. “E os filhos que são educados por pais que se separam das esposas, ou que ficam viúvos ou que, por outra circunstância qualquer, têm que se encarregar, sozinhos, de os educar? São todos violentos, ou mal-educados?”, perguntariam alguns. Não é bem assim. Mas sejam quais forem as circunstâncias, sempre haverá um toque feminino na educação desses meninos. Ou das avós, ou das tias, ou de eventual madrasta, ou de professoras etc.etc.etc.


@@@@@@@@

Livros que recomendo:

“Balbúrdia Literária”José Paulo Lanyi – Contato: jplanyi@gmail.com
“A Passagem dos Cometas” – Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
“Aprendizagem pelo Avesso”Quinita Ribeiro Sampaio – Contato: ponteseditores@ponteseditores.com.br
“Um dia como outro qualquer” – Fernando Yanmar Narciso.  

O que comprar:

Cronos e Narciso (crônicas, Editora Barauna, 110 páginas) – “Nessa época do eterno presente, em que tudo é reduzido à exaustão dos momentos, este livro de Pedro J. Bondaczuk reaviva a fome de transcendência! (Nei Duclós, escritor e jornalista).Preço: R$ 23,90.

Lance fatal (contos, Editora Barauna, 73 páginas) – Um lance, uma única e solitária jogada, pode decidir uma partida e até um campeonato, uma Copa do Mundo. Assim como no jogo – seja de futebol ou de qualquer outro esporte – uma determinada ação, dependendo das circunstâncias, decide uma vida. Esta é a mensagem implícita nos quatro instigantes contos de Pedro J. Bondaczuk neste pequeno grande livro.Preço: R$ 20,90.

Como comprar:

Pela internetWWW.editorabarauna.com.br – Acessar o link “Como comprar” e seguir as instruções.
Em livraria Em qualquer loja da rede de livrarias Cultura espalhadas pelo País.

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk         

No comments: