Thursday, January 07, 2016

MINHAS MELHORES INFLUÊNCIAS

O premiado escritor francês Jacques Anatole François Thibault, que assinava suas obras com o pseudônimo de Anatole France (ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 1921), constatou, em determinado trecho do romance “Manequim de vime”: “Pois a mulher é a grande educadora do homem: ensina-lhe as virtudes encantadoras, a polidez, a discrição e essa altivez que teme ser importuna. Ela mostra a alguns a arte de agradar, a todos, a arte útil de não desagradar”. Há, por acaso, qualquer imprecisão ou exagero nessa citação? Claro que não! Devo muito do que faço e do que sou ao meu saudoso pai, meu eterno herói e referencial pelos exemplos de honestidade, garra, coragem e senso de responsabilidade que me legou. Hoje, todavia, percebo que minhas melhores características, as que são mencionadas pelos que me conhecem como minhas principais virtudes, me foram transmitidas pela mãe. Claro, também tive (e sigo tendo) a influência benéfica e salutar da esposa, das minhas três filhas, das avós, das tias, das professoras e até das colegas de escola, do trabalho, de atividades literárias e de todos os tipos de relacionamento que tenho e tive. Por isso, afirmo, e reitero, sem tirar e nem pôr: “As mulheres fascinam-me, embevecem-me, encantam-me e por isso despertam-me incontida ternura, profundo carinho, permanente desvelo e, sobretudo, sincera admiração. E não apenas por serem meus alter-egos biológicos (e, sobretudo, psicológicos), mas por inúmeras outras virtudes, que não vejo (pelo menos não com freqüência), nas pessoas do meu sexo”. Só acrescento: amo-as, sobretudo, pelo que sempre foram, são e certamente serão! Ou seja, mulheres!!


@@@@@@@@@

Livros que recomendo:

“Balbúrdia Literária”José Paulo Lanyi – Contato: jplanyi@gmail.com
“A Passagem dos Cometas” – Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
“Aprendizagem pelo Avesso”Quinita Ribeiro Sampaio – Contato: ponteseditores@ponteseditores.com.br
“Um dia como outro qualquer” – Fernando Yanmar Narciso.  

O que comprar:

Cronos e Narciso (crônicas, Editora Barauna, 110 páginas) – “Nessa época do eterno presente, em que tudo é reduzido à exaustão dos momentos, este livro de Pedro J. Bondaczuk reaviva a fome de transcendência! (Nei Duclós, escritor e jornalista).Preço: R$ 23,90.

Lance fatal (contos, Editora Barauna, 73 páginas) – Um lance, uma única e solitária jogada, pode decidir uma partida e até um campeonato, uma Copa do Mundo. Assim como no jogo – seja de futebol ou de qualquer outro esporte – uma determinada ação, dependendo das circunstâncias, decide uma vida. Esta é a mensagem implícita nos quatro instigantes contos de Pedro J. Bondaczuk neste pequeno grande livro.Preço: R$ 20,90.

Como comprar:

Pela internetWWW.editorabarauna.com.br – Acessar o link “Como comprar” e seguir as instruções.
Em livraria Em qualquer loja da rede de livrarias Cultura espalhadas pelo País.

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk         

No comments: