Wednesday, January 20, 2016

DIPLOMACIA DEVE PREVALECER SOBRE INTRANSIGÊNCIA

Quase nunca uma discussão, mesmo que se trate de assunto dos mais triviais e corriqueiros, termina em consenso. Há ocasiões em que insistimos em defender nosso ponto de vista, mesmo que convencidos intimamente de que não temos razão, às últimas consequências. Ou que nosso antagonista aja dessa mesma maneira e se mostre irredutível na tese que defende. Aliás, esse tipo de desfecho, infelizmente, é o mais comum. Melhor é nunca discutir. Se a discussão, com esse final, ou seja, com as duas partes mantendo-se intransigentes em suas posições, for com algum amigo, essa amizade pode ficar comprometida, quando não arruinada. Muitas vezes nos afastamos de pessoas de quem gostamos e que ostensivamente gostam de nós e nos são leais, apenas por esses arroubos de vaidade. É aquela mania de “nunca darmos o braço a torcer”. Todavia, há momentos, interlocutores e circunstâncias em que é melhor não ter razão. Ou abrir mão dela, mesmo que a tenhamos e que seja nítida e cristalina. Não se trata de hipocrisia, ou de falta de personalidade ou, mesmo, de não se dar valor à verdade. Trata-se de “diplomacia”. Ademais, se estivermos certos em nosso ponto de vista, o fato de alguém tentar demonstrar o contrário, ou seja, de que estamos errados, não alterará em nada a realidade. Aos olhos dos espectadores quem ficará mal será aquele que não admitir seu equívoco.

@@@@@@@

Livros que recomendo:

“Balbúrdia Literária”José Paulo Lanyi – Contato: jplanyi@gmail.com
“A Passagem dos Cometas” – Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
“Aprendizagem pelo Avesso”Quinita Ribeiro Sampaio – Contato: ponteseditores@ponteseditores.com.br
“Um dia como outro qualquer” – Fernando Yanmar Narciso.  

O que comprar:

Cronos e Narciso (crônicas, Editora Barauna, 110 páginas) – “Nessa época do eterno presente, em que tudo é reduzido à exaustão dos momentos, este livro de Pedro J. Bondaczuk reaviva a fome de transcendência! (Nei Duclós, escritor e jornalista).Preço: R$ 23,90.

Lance fatal (contos, Editora Barauna, 73 páginas) – Um lance, uma única e solitária jogada, pode decidir uma partida e até um campeonato, uma Copa do Mundo. Assim como no jogo – seja de futebol ou de qualquer outro esporte – uma determinada ação, dependendo das circunstâncias, decide uma vida. Esta é a mensagem implícita nos quatro instigantes contos de Pedro J. Bondaczuk neste pequeno grande livro.Preço: R$ 20,90.

Como comprar:

Pela internetWWW.editorabarauna.com.br – Acessar o link “Como comprar” e seguir as instruções.
Em livraria:

Edição impressa:
1. Em qualquer loja da rede de livrarias Cultura espalhadas pelo País.
2. Livraria Saraiva.
3. Cia. Dos Livros.
4. Amazon

Edição em e-book:
1.     Editora Barauna
2.     Buscapé
3.     Extra
4.     Travessa
5.     Folhashop
6.     Shopping uol       

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk 


No comments: