Wednesday, November 25, 2015

Sem favoritos


Pedro J. Bondaczuk


O início dos "playoffs", da fase semifinal do Campeonato Brasileiro de Futebol, mostra um equilíbrio poucas vezes visto nessa competição, ao longo dos seus 28 anos de disputa. Nenhum crítico que se preze arriscaria um palpite --- a despeito das vantagens para a segunda partida conquistadas tanto pelo Santos, após vencer o Corínthians, na Vila Belmiro, por 2 a 1, quanto pelo Cruzeiro, ao derrotar a Lusa, no Mineirão, por 3 a 1 --- sobre quem será o campeão.

Os quatro semifinalistas equivalem-se, tecnicamente, e têm, nos respectivos bancos, quatro dos melhores treinadores do País na atualidade: Emerson Leão, Wanderley Luxemburgo, Levir Culpi e Candinho. Para completar essa relação dos mais gabaritados técnicos, todos habilitados a comandar a seleção brasileira, faltaria incluir apenas os nomes de Luiz Felipe Scolari, do Palmeiras e de Antônio Lopes, do Vasco da Gama.

O Cruzeiro, teoricamente, tem pequena desvantagem em relação aos outros três adversários: é o único, dos quatro, envolvido em mais de uma competição, no caso, a Copa Mercosul, tendo pela frente um adversário duríssimo nesta semana, o Racing, da Argentina, em jogo a ser disputado em Buenos Aires. Mas a equipe mineira já deu provas do seu fôlego, ao eliminar, em pleno Parque Antártica, o Verdão de Scolari. Pode, portanto, repetir a façanha com a Lusa e conquistar o título.

Quanto ao mundial de vôlei masculino, disputado no Japão, infelizmente cumpriu-se a nossa previsão. Há duas semanas, afirmamos que a equipe brasileira poderia aspirar, no máximo, a uma medalha de bronze. Nem isso conseguiu. O importante é que a seleção revelou novos talentos (e que talentos!), ganhou experiência internacional (foi o que lhe faltou para a conquista do campeonato) e, caso seja mantida (e não há razões para não ser), tem todas as condições para conseguir o ouro olímpico, nas Olimpíadas de Sydney, do ano 2000. A necessária renovação foi feita. Agora, é manter a base e treinar, treinar e treinar...

(Artigo divulgado na revista eletrônica "Barão Virtual", na Internet, na primeira semana de março de 1999)

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk


No comments: