Tuesday, November 24, 2015

Nas civilizações mais evoluídas do passado (nem tão remoto assim) e em algumas atuais da África, as pessoas de mais idade ocupavam, e ocupam, lugares vitalícios nos conselhos de Estado, graças à sua experiência, reputada como muito preciosa. Hoje, essa condição é, na maioria dos lugares, insensatamente desprezada. E o pior é que quem age assim vai, também (isto, é claro, se alguma doença, acidente ou ato de violência não o eliminar antes) envelhecer. O salutar e prudente costume de respeito ao idoso, que o jovem de hoje não contribui para implantar e tornar rotineiro; as leis de proteção à Terceira Idade, que não se empenha para que sejam cumpridas; e o pouco caso que demonstra em relação à defasagem das aposentadorias, entre outras tantas coisas, são circunstâncias que vão se refletir, um dia, sobre ele mesmo. Quem se importa, todavia, com isso? A imprensa, pelo menos, parece não se importar. A Terceira Idade é tema quase sempre ausente das páginas dos jornais diários, como estão cada vez mais ausentes também das redações os jornalistas veteranos, com sessenta anos ou mais, “banidos” precocemente da atividade. Há exceções, lógico, mas a regra é confundir juventude com genialidade, o que é absurdo, evidentemente.


@@@@@@@@

Presente de Natal

Dê às pessoas que ama e admira o melhor dos presentes neste Natal: presenteie com livros. Dessa forma, você será lembrado não apenas o ano todo, mas por toda a vida.

Livros que recomendo:

“Balbúrdia Literária”José Paulo Lanyi – Contato: jplanyi@gmail.com
“A Passagem dos Cometas” Edir Araújo – Contato: nenem138@gmail.com
“Aprendizagem pelo Avesso”Quinita Ribeiro Sampaio – Contato: ponteseditores@ponteseditores.com.br
“Um dia como outro qualquer” – Fernando Yanmar Narciso.

Com o que presentear:

Cronos e Narciso (crônicas, Editora Barauna, 110 páginas) – “Nessa época do eterno presente, em que tudo é reduzido à exaustão dos momentos, este livro de Pedro J. Bondaczuk reaviva a fome de transcendência! (Nei Duclós, escritor e jornalista). – Preço: R$ 23,90.

Lance fatal (contos, Editora Barauna, 73 páginas) – Um lance, uma única e solitária jogada, pode decidir uma partida e até um campeonato, uma Copa do Mundo. Assim como no jogo – seja de futebol ou de qualquer outro esporte – uma determinada ação, dependendo das circunstâncias, decide uma vida. Esta é a mensagem implícita nos quatro instigantes contos de Pedro J. Bondaczuk neste pequeno grande livro.Preço: R$ 20,90.

Como comprar:

Pela internetWWW.editorabarauna.com.br – Acessar o link “Como comprar” e seguir as instruções.
Em livrariaEm qualquer loja da rede de livrarias Cultura espalhadas pelo País.

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk         

No comments: