Monday, November 09, 2015

As urnas surpreendem


Pedro J. Bondaczuk


O Estado de Nova York, aquele que possui o segundo maior colégio eleitoral dos Estados Unidos, abaixo, tão somente, da Califórnia, realizou, ontem, suas eleições primárias. As do Partido Republicano foram apenas mera formalidade, já que o vice-presidente George Bush não tem mais nenhum concorrente, após a desistência do senador Robert Dole e do fraquíssimo desempenho do teimoso ex-evangelista da TV, Pat Robertson, que permaneceu na disputa apenas “pró-forma”. Ou seja, sem a mínima chance de sequer ganhar mais manchetes em jornais.

O confronto que atrai as atenções gerais é o dos democratas. As pesquisas de opinião apontaram, quase todas, que o governador de Massachusets, Michael Dukakis, deveria ser o vencedor. Apenas as cifras é que variaram.

Mas um pesquisador alertou para o perfil de Nova York, que costuma surpreender os desavisados. Ali, as consultas populares não costumam funcionar. Surpresas são comuns, já que o Estado é uma síntese das contradições norte-americanas. É o que pode ser usado como teste nacional.

Quem sai bem ali, tem todas as possibilidades de ser bem-sucedido nacionalmente. E Jesse Jackson não está para brincadeiras nesta campanha. Empolgou multidões com suas mensagens, simples, mas voltadas para os discriminados, os pobres, os desempregados, os segregados e os desassistidos.

Embora seus adversários quisessem dar a entender que os ataques feitos contra este pastor batista, discípulo do saudoso Martin Luther King, não tivessem caráter pessoal, em muitas oportunidades eles chegaram a ser maldosos. Não conseguiram esconder um ranço de preconceito, de racismo dos mais cristalinos que se possa imaginar.

O democrata mais popular da atualidade, Mário Cuomo, que poderia desequilibrar estas primárias para um ou para outro lado, preferiu ficar em cima do muro. Com isso, reforçou a impressão de que é mesmo o regra três do partido, caso não haja acordo na convenção para uma composição entre os dois aspirantes principais para a formação de uma chapa única (e parece que ela fica cada vez mais impossível de acontecer).

Se essa circunstância ocorrer (e ela parece cada vez mais provável), o mandatário novaiorquino pode acabar sendo escolhido o candidato, sem ter precisado se desgastar em estafantes primárias.

Já o prefeito da cidade de Nova York, Edward Koch, foi uma decepção. Não por ter apoiado um aspirante sem chances, como o senador Albert Gore. Ele demonstrou ser vingativo ao atacar Jackson, que teria classificado a metrópole norte-americana, na campanha de 1984, de “judeulândia”.

Caso o pastor negro vença as primárias, ficará provado que o prestígio do prefeito já não é tão vasto como era antigamente. Até porque, ele vem sendo acusado, nos últimos tempos, por lideranças negras, de racismo. E isto não fica bem para um político que atua numa magnífica concentração urbana caracterizada justamente pelo seu cosmopolitismo.    

(Artigo publicado na página 11, Internacional, do Correio Popular, em 20 de abril de 1988)


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk       

No comments: