Sunday, November 08, 2015

Opção ofensiva


Pedro J. Bondaczuk


O jogo da seleção brasileira de futebol (o segundo sob o comando de Vandelerlei Luxemburgo), contra o Equador, realizado na quarta-feira, em Washington, apesar da fragilidade do adversário, foi válido para testar um novo esquema, bem mais ofensivo do que o adotado na Copa do Mundo. Foi possível ver um time agressivo, de excelente toque de bola, com os laterais Cafu e Serginho bastante acionados e a ótima atuação do centro-avante Elber, que estranhamente não ganhou uma chance de Zagallo para o mundial da França, nem na reserva de Ronaldinho.

O ponto frágil, mais uma vez, foi a defesa, insegura e atabalhoada. Antonio Carlos, por exemplo, mostrou que não está em boa fase, embora seja de se destacar a boa atuação do central César, da Portuguesa, que jogou com seriedade e eficiência. Outro destaque foi o goleiro Rogério, que revelou boa colocação e saídas perfeitas do gol, sempre que exigido. Houve, no entanto, falhas de cobertura do meio de campo às descidas dos dois laterais, propiciando contra-ataques perigosos aos equatorianos. Fosse outro o adversário, (Holanda, Argentina ou Nigéria, por exemplo), e o resultado poderia ser desastroso. No "frigir dos ovos", no entanto, o jogo valeu como teste.

Destaque-se, por outro lado, a façanha da seleção brasileira de vôlei masculino, que conquistou, de forma invicta, a Copa América na Argentina, batendo os anfitriões, na final, por 3 sets a 2. Com um time mesclado por jogadores veteranos e experientes (como Maurício, Douglas e Nalbert, por exemplo) e novatos (como Joel, André, Giba, etc.), a equipe não somente venceu, mas convenceu. Habilitou-se a ser uma das favoritas (a exemplo da feminina) à conquista do mundial no Japão. No Campeonato Brasileiro de Futebol, a novidade ficou por conta da disputa pela artilharia, com Valdir, do Atlético Mineiro, entrando na briga com Viola e Marcelinho Carioca. Para os campineiros, a expectativa é quanto à possibilidade da primeira vitória da Ponte Preta fora de casa, frente ao Goiás, o que deixaria a "Macaca" bem mais longe do risco do rebaixamento. Pelo menos é o que a torcida espera e exige.


(Artigo divulgado na revista eletrônica "Barão Virtual", na Internet, na primeira quinzena de dezembro de 1998)


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk 

No comments: