Tuesday, October 27, 2015

Rotina de goleadas


Pedro J. Bondaczuk


O Palmeiras continua em sua rotina de goleadas no Campeonato Paulista, fazendo nova vítima na quinta-feira: o União São João de Araras, ao qual impingiu contundentes e humilhantes 5 a 0. Essa vitória teve dois sabores especiais para a torcida palmeirense. O primeiro, foi o fator vingança. O time goleou a única equipe que lhe roubou um ponto (um único e simples pontinho), no empate do primeiro turno, que teve, diga-se de passagem, a mãozinha do árbitro, anulando um gol legítimo do Verdão. O segundo, foi a ultrapassagem da marca dos cem gols nesta temporada. Ou seja, em menos de quatro meses. Trata-se de um feito, senão inédito, sem dúvida sensacional.

Dirigentes, técnicos e adversários tentam descobrir qual é a "mágica", qual a razão de tamanha eficiência desse Palmeiras arrasador. Olhando friamente no papel, alguém que desconheça o desempenho palmeirense (se é que existe algum sujeito que aprecie futebol e esteja alienado a esse ponto), não vai observar nenhum craque "fora-de-série". São bons jogadores, não há dúvida. Mas nenhum, convenhamos, pode ser chamado de "supercraque", do tipo Pelé, Zico, Tostão, Rivelino ou Gerson.

Qual o segredo então? A sorte? Não pode ser. Pelo menos não tanta. A ruindade dos demais também está descartada. Ninguém pode afirmar, em sã consciência, que Portuguesa, Corínthians, São Paulo ou mesmo o Mogi Mirim sejam times fracos. No entanto, estão muito, muitíssimo abaixo do Verdão, em termos de desempenho, como os números demonstram. O que, então, torna o Palmeiras esse time quase invencível? Esquema de jogo? Em termos. Mas não se trata de nada novo. Não é nada revolucionário, que já não tenha sido aplicado no passado. O time possui excelente toque de bola, e sempre em sentido progressivo, nunca de lado como a maioria faz. Além disso, o treinador Vanderlei Luxemburgo conseguiu os jogadores certos para cada posição, incluindo os reservas.

Enquanto os adversários bolam táticas mirabolantes, quadrados no meio de campo, líberos, dois volantes e outras coisas do tipo, o técnico do Palmeiras aposta na simplicidade. Na ocupação permanente dos espaços e em jogadas em sentido progressivo. Ou seja, no óbvio. Além disso, à exceção, talvez, do miolo de zaga (e logicamente de Veloso), os demais jogadores sabem executar --- e executam --- dupla e às vezes tripla função: defendem, atacam e fazem lançamentos. E isto é novo? Obviamente não! Mas exige grande ascendência do treinador sobre a equipe, pois é desgastante. Vanderlei Luxemburgo, com o seu bom-senso, tem esse Palmeiras "na mão".

Contudo a grande virtude dessa máquina mortífera, provavelmente a maior, é a consciência dos jogadores de que o melhor dos espetáculos é o gol. É a "fome" de visitar as redes adversárias a todo momento. Não há  placar que satisfaça o time. Em momento algum, a meta do oponente deixa de ser o objetivo, pouco importando quanto seja o resultado, se 1 a 0 ou 8 a 0. Desde a extraordinária máquina de jogar bola do Santos, da década de 1960, não havia tanta gana entre 11 jogadores em fazer (e não levar, pois a defesa palmeirense é a menos vazada) gols. Por isso, desde o esquadrão santista de Pelé & Cia, não há nenhum outro time que represente melhor a verdadeira magia do futebol tetracampeão do mundo do que esse Palmeiras (do qual, aliás, não sou torcedor).


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk 

No comments: