Thursday, October 08, 2015

Flagelo do Terceiro Mundo


Pedro J. Bondaczuk


O papa João Paulo II, ao receber, ontem, no Vaticano, um grupo de funcionários do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), alertou para a situação da maioria das crianças no mundo, sem teto, sem lar e sem comida. E classificou a situação desses meninos pobres de “um dos grandes escândalos da nossa sociedade”. Aduziríamos: é o maior deles! Senão, vejamos.

Segundo relatórios do próprio Unicef, no ano passado, nos países em desenvolvimento (eufemismo para designar os miseráveis), 15 milhões de crianças morreram de doenças ou de desnutrição. Isto é: de fome. O órgão estima, ainda, que no Terceiro Mundo, 40 mil menores de idade morrem, em média, por dia (notem bem, 40 mil por dia!!!) por falta de alimentos. Segundo um outro estudo, divulgado pelo Unicef, a recessão mundial tende a agravar esse quadro.

O documento conclui que os piores efeitos da recessão nos países industrializados estão sendo repassados para os Estados pobres do Planeta. E que estes, multiplicados, acabam vitimando, sobretudo, as crianças.

Isso é mais revoltante quando se constata que, apenas 10% do que se gasta diariamente na tresloucada corrida armamentista das superpotências, seriam suficientes para acabar com esse quadro de horror, onde os fortes (ou privilegiados), ao invés de protegerem os fracos, os subjugam, em troca do pão, quando não os deixam morrer, de maneira mais cruel e mesquinha: de fome.

O Sumo Pontífice pede leis que permitam, sem burocracia (a fome e o abandono não esperam), que essas crianças sem lar possam ser adotadas, definitiva ou temporariamente. Infelizmente, a voz do pastor, certamente, mais uma vez deverá cair em ouvidos moucos, surdos aos apelos da razão. É lamentável e perigoso esse procedimento. E, sobretudo, iníquo e imoral. Mas é a regra mundial da atualidade.  


(Artigo publicado na página 9, Internacional, do Correio Popular, em 27 de abril de 1984)

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk


       

No comments: