Saturday, October 10, 2015

Jornalismo literário vale Nobel a Svetlana Alexievich


Pedro J. Bondaczuk


A Academia Sueca privilegiou o jornalismo literário ao conferir o Prêmio Nobel de Literatura de 2015 à jornalista da Belarus, de 67 anos, a Svetlana Alexievich. Foi uma decisão, se não inédita (não tenho certeza quanto ao ineditismo), pelo menos “diferente” das usuais. Minha sensação em relação á premiada é contraditória, ou seja, paradoxal: por um lado, é de lisonja, mas, por outro, de decepção. No primeiro caso, é gratificante alguém da minha profissão ser reconhecida com um prêmio dessa importância e projeção, sobretudo por enfocar, com arte e capricho, a duríssima e quase sempre perversa realidade do cotidiano, sem distorcer a verdade objetivando obter maior efeito como muitos profissionais de imprensa infelizmente fazem com crescente constância.

E o por que da minha decepção? Pelo fato de, mais uma vez, a Literatura brasileira ter sido preterida, embora eu não nutrisse a menor expectativa de que nosso candidato, o ilustre historiador e cientista político Moniz Bandeira, tivesse a mais remota chance de êxito. Todavia... enquanto o fato não se consume, resta-nos sempre teimosa réstia de esperança pela ocorrência de alguma surpresa. E a Academia Sueca surpreendeu, sim. Mas não da maneira que eu mais desejava que surpreendesse e que me deixasse, portanto, digamos, um tantinho “eufórico”. Surpreendeu premiando a 14ª mulher. Svetlana Alexievich veio se juntar a um restrito e seleto grupo feminino, integrado por Selma Lagerlöf, Grazia Deledda, Sigrid Undset, Pearl S. Buck, Gabriela Mistral, Nelly Sachs, Toni Morrison, Nadine Gordimer, Wislawa Szymborska, Elfriede Jelinek, Doris Lessing, Herta Mueller e Alice Munro.

Mas as surpresas não foram, apenas, pelo fato de uma jornalista ser premiada – e não por livros de poesia ou de ficção, mas exclusivamente de reportagem, mais apropriados para um Prêmio Pulitzer, caso a premiada fosse norte-americana –  e nem por não se tratar de um escritor (masculino), como normalmente ocorre. A sucessora do francês Patrick Modiano era a favoritíssima nas principais casas de apostas da Europa e dos Estados Unidos, sobretudo da Ladbrokes. Embora não se trate de fato inédito, é um tanto raro. Não deixa de ser, poisd, outra das surpresas. Normalmente, os apostadores erram e erram feio. Desta vez, acertaram na mosca. Svetlana, que em 2013 e 2014 foi a terceira mais apostada, neste ano era a primeiríssima da lista.

Bem que eu gostaria de ler seus principais livros e de comentá-los, como fiz com os de Patrick Modiano. Infelizmente, isso terá que esperar um pouco. Não há um único deles traduzido para o português e publicado no Brasil. Aposto, porém, na agilidade de nossas editoras e não me surpreenderei se alguma de suas obras vier a ser publicada ainda neste ano ou, no máximo, no primeiro semestre de 2016. Que assim seja!

A seu respeito, reitero algumas informações que trouxe à baila em um comentário que fiz na semana passada. Svetlana Alexievich, por exemplo, embora tenha concorrido pela Belarus (a antiga Bielo Rússia), é ucraniana de nascimento. Nasceu em Ivano Frankivst, em 21 de maio de 1948. Adotou, todavia, a nacionalidade bielo-russa. Mudou-se para Belarus quando muito criança, onde cresceu e foi educada. Nesse aspecto, é como Clarice Lispector, que também nasceu na Ucrânia, mas veio ainda bebê para o Brasil. Caso ganhasse o Nobel (e bem que mereceu ganhar), seu prêmio seria computado ao nosso País, já que ela se naturalizou brasileira.

Embora Svetlana escreva desde a adolescência, tendo se iniciado na poesia, destacou-se, mesmo, como jornalista. Seus livros devem ser classificados, exclusivamente, na categoria de jornalismo literário, por se tratarem de extensas reportagens. Sua obra é conhecida em praticamente toda a Europa, além dos Estados Unidos, China, Vietnã e Índia. Seus livros mais famosos são os que abordam, respectivamente, o desastre da usina nuclear de Chernobyll, na Ucrânia: a participação das mulheres, como combatentes, como soldadas, nos campos de batalha, durante a Segunda Guerra Mundial e a tragédia do Afeganistão, com seus vários conflitos armados e invasões estrangeiras, a partir da intervenção militar da extinta União Soviética, complementada pela ação das tropas dos Estados Unidos, a pretexto de caçarem o líder da Al-Qaeda, Osama Bin Laden (que os próprios norte-americanos haviam financiado e apoiado para combater a URSS).

Quanto ao acerto dos apostadores, embora raro, está longe de ser inédito. Lembro-me de pelo menos quatro outras ocasiões em que isso aconteceu: em 2003, com o sul-africano John Maxwell Coetzee; em 2006, com o turco Orhan Pamuk; em 2008, com o francês Jean-Marie Le Clézio; e  em 2009, com a alemã Herta Müller. Destaco que Svetlana Alexievich não é benquista pelo regime autoritário do presidente Alexander Lukashenko. O ditador da Belarus, entre outras restrições que lhe impõe, impede suas aparições públicas em Minsk, a capital, onde ela vive durante parte do ano. É a sina dos bons jornalistas. Tiranos têm horror aos que informam a população com competência, correção e responsabilidade. Vai daí...


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk 

No comments: