Monday, October 26, 2015

Disparada de preços


Pedro J. Bondaczuk


Os preços de alguns produtos, sem razões aparentes, continuam enlouquecidos, dando saltos fantásticos de um dia para o outro. Não se trata de aumento de demanda – que bom seria se o poder aquisitivo permitisse isso! –, de queda na oferta e sequer de estouro na base monetária, as causas clássicas de aumento da inflação e, por conseqüência, do custo de vida.

Desde o anúncio da criação da Unidade Real de Valor, em 28 de fevereiro passado, alguns produtos tiveram altas exorbitantes, numa única semana, superiores a 100%. O pretexto é sempre o mesmo: medo de um congelamento, mesmo tendo ficado claro que este não virá.

O que fazer? O governo acena com punições que nunca surtiram efeito. E nem se sabe se o ideal é punir ou conquistar a adesão dos setores que exageram nas remarcações para que se aliem nessa cruzada contra a inflação. Ingenuidade? Ingênuo, também, é o procedimento adotado durante o Plano Cruzado, de caça às bruxas. Irreal é achar que a liberação das importações vai deter a fúria remarcadora. Como diz o sábio caboclo interiorano: “é melhor um mau acordo do que uma boa briga”.

Levantamento do “Jornal do Brasil”, feito em supermercados e farmácias do Rio de Janeiro, mostra que desde 28 de fevereiro o quilo do feijão preto na cidade aumentou 138,46%; a massa de macarrão com ovos, 53,33%; o açúcar, 36,84%; o sabão em pó, 108,16% e os medicamentos, 39%, em média.

A URV, no mesmo período, teve elevação de somente 9,5%. Esse panorama no Rio não é muito diferente em outras cidades, inclusive em Campinas. A população vive, portanto, outra vez o drama de fazer o dinheiro esticar ao máximo para comprar o mínimo.

Aliás, a melhor estratégia para fazer os preços baixarem é utilizar as regras de mercado. Reduzir as compras ao estritamente necessário, adotar uma economia de guerra para fazer os especuladores sentirem no bolso (o deles) os efeitos de sua “esperteza”.

Na hora em que precisarem repor estoque, pagar as duplicatas, cobrir a folha de pagamento e não tiverem o suficiente no caixa, certamente cairão em si. Essa história de ameaçar com Sunab, de reduzir alíquotas de importação, de falar em devassa, de brandir publicamente a lei delegada número quatro, não funciona. Trata-se de um filme a que já assistimos muitas vezes.

(Artigo publicado na página 2, Opinião, do Correio Popular, em 9 de março de 1994).

  

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk 

No comments: