Monday, October 26, 2015

Os críticos, para efeitos de estudo, costumam dividir a arte de fazer poesias (que caracterizo com um verbo que apesar de existir no dicionário, é pouco utilizado na prática, que é “poetar”) de várias maneiras. Uns, classificam-na por escolas literárias, como romantismo, parnasianismo, simbolismo e modernismo, outros pela linguagem utilizada pelos poetas – ou seja, se rebuscada e dentro dos cânones gramaticais, dizem que é “culta”, se do jeito que o povo fala, “marginal” – e outros, ainda, de maneiras diversas dessas. Sei lá! Pessoalmente, não gosto de nenhuma dessas classificações, embora entenda sua utilidade para efeito de estudo. Para mim, só há dois tipos de poesia (e consequentemente, de poetas): a boa e a má. Em todo o caso... admito essa segunda (e genérica) classificação. Ou seja, a da poesia culta e a da marginal (embora ache esse termo um tanto pejorativo e ambíguo, por sua conotação social, tido, pois, como depreciativo). A marginalidade, no caso, caracteriza os que remam contra alguma “correnteza” (ou contra alguma “maré”). Ou seja, refere-se, pelo menos aqui, aos que fazem uma poesia sem peias, amarras ou regras. E há muitos bons poetas que optam por esse procedimento.


@@@@@@@@@

Livros que recomendo:

“Balbúrdia Literária” José Paulo Lanyi – Contato: jplanyi@gmail.com
“A Passagem dos Cometas” – Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
“Aprendizagem pelo Avesso”Quinita Ribeiro Sampaio – Contato: ponteseditores@ponteseditores.com.br
“Um dia como outro qualquer” – Fernando Yanmar Narciso.  

O que comprar:

Cronos e Narciso (crônicas, Editora Barauna, 110 páginas) – “Nessa época do eterno presente, em que tudo é reduzido à exaustão dos momentos, este livro de Pedro J. Bondaczuk reaviva a fome de transcendência! (Nei Duclós, escritor e jornalista).Preço: R$ 23,90.

Lance fatal (contos, Editora Barauna, 73 páginas) – Um lance, uma única e solitária jogada, pode decidir uma partida e até um campeonato, uma Copa do Mundo. Assim como no jogo – seja de futebol ou de qualquer outro esporte – uma determinada ação, dependendo das circunstâncias, decide uma vida. Esta é a mensagem implícita nos quatro instigantes contos de Pedro J. Bondaczuk neste pequeno grande livro.Preço: R$ 20,90.

Como comprar:

Pela internetWWW.editorabarauna.com.br – Acessar o link “Como comprar” e seguir as instruções.
Em livraria Em qualquer loja da rede de livrarias Cultura espalhadas pelo País.        

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk   

No comments: