Wednesday, October 21, 2015

Muitas das ações consideradas morais (não confundir com legais), em passado não muito distante, hoje são tidas como o oposto, e vice-versa. Uma delas? A escravidão! O jornalista e filósofo francês, Raymond Aron, declarou, a esse propósito: “Por que se representa a verdade nua? Para que cada um a vista como lhe pareça”. Diz o povo, em sua instintiva sabedoria, “que a verdade dói”. Nem sempre. E depende o que se entende como tal. Há verdades que enobrecem, santificam e fazem justiça. Isso, contudo, desde que vividas, testemunhadas, sentidas, jamais ouvidas de alguém. A linguagem tende a poluí-las com resquícios de falsidade, de fantasias, de exageros, de especulações  mesmo que mínimos, ou ínfimos. Pior é quando a retórica lhes confere “verossimilhança”, o que as torna mais perigosas. Ou seja, faz o falso parecido, parecidíssimo com o verdadeiro, mas a verdade é só “metade” ou menos. E queiram ou não, essa é a pior e mais perigosa das mentiras, por se assemelhar à verdade, sem, contudo, sê-la..


@@@@@@@@@@

Livros que recomendo:

“Balbúrdia Literária”José Paulo Lanyi – Contato: jplanyi@gmail.com
“A Passagem dos Cometas” – Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
“Aprendizagem pelo Avesso”Quinita Ribeiro Sampaio – Contato: ponteseditores@ponteseditores.com.br
“Um dia como outro qualquer” – Fernando Yanmar Narciso.  

O que comprar:

Cronos e Narciso (crônicas, Editora Barauna, 110 páginas) – “Nessa época do eterno presente, em que tudo é reduzido à exaustão dos momentos, este livro de Pedro J. Bondaczuk reaviva a fome de transcendência! (Nei Duclós, escritor e jornalista).Preço: R$ 23,90.

Lance fatal (contos, Editora Barauna, 73 páginas) – Um lance, uma única e solitária jogada, pode decidir uma partida e até um campeonato, uma Copa do Mundo. Assim como no jogo – seja de futebol ou de qualquer outro esporte – uma determinada ação, dependendo das circunstâncias, decide uma vida. Esta é a mensagem implícita nos quatro instigantes contos de Pedro J. Bondaczuk neste pequeno grande livro.Preço: R$ 20,90.

Como comprar:

Pela internetWWW.editorabarauna.com.br – Acessar o link “Como comprar” e seguir as instruções.
Em livrariaEm qualquer loja da rede de livrarias Cultura espalhadas pelo País.        

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczul  

No comments: