Tuesday, October 27, 2015

Há, na literatura mundial, “Poetas” cuja condição temos que declinar grafando-a, forçosamente, com “p” maiúsculo, por sua contribuição para as artes e as letras e “poetas”, com “p” minúsculo, que ainda não atingiram a grandeza e transcendência dos primeiros. Não citarei nomes, em nenhum dos dois casos, para não melindrar ninguém, já que minha reflexão de hoje destina-se a reconhecer os bons, sem depreciar os que ainda não atingiram (mas podem fazê-lo) o nível de excelência. Tenho em mãos, neste instante, um livro de um “Poeta”, com “p” maiúsculo (e põe maiúsculo nisso!), pouco conhecido em âmbito nacional, mas cuja poesia o qualificaria a ocupar o panteão dos grandes luminares do gênero, como Mário Quintana, Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, João Cabral de Melo Neto e Cecília Meirelles, entre tantos outros. O fato de ser pouco divulgado não lhe traz maiores prejuízos, posto que já nos deixou há mais de uma década (morreu em 11 de junho de 2001 aos 84 anos), mas prejudica o grande público, que fica privado de sua lucidez e profunda inspiração. Refiro ao meu saudoso e grande amigo (além de guru literário) Mauro Sampaio. E o livro a que me refiro é “No silêncio do espelho”. É uma preciosidade, creiam.

@@@@@@@@@

Livros que recomendo:

“Balbúrdia Literária”José Paulo Lanyi – Contato: jplanyi@gmail.com
“A Passagem dos Cometas” – Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
“Aprendizagem pelo Avesso”Quinita Ribeiro Sampaio – Contato: ponteseditores@ponteseditores.com.br
“Um dia como outro qualquer” – Fernando Yanmar Narciso.  

O que comprar:

Cronos e Narciso (crônicas, Editora Barauna, 110 páginas) – “Nessa época do eterno presente, em que tudo é reduzido à exaustão dos momentos, este livro de Pedro J. Bondaczuk reaviva a fome de transcendência! (Nei Duclós, escritor e jornalista).Preço: R$ 23,90.

Lance fatal (contos, Editora Barauna, 73 páginas) – Um lance, uma única e solitária jogada, pode decidir uma partida e até um campeonato, uma Copa do Mundo. Assim como no jogo – seja de futebol ou de qualquer outro esporte – uma determinada ação, dependendo das circunstâncias, decide uma vida. Esta é a mensagem implícita nos quatro instigantes contos de Pedro J. Bondaczuk neste pequeno grande livro.Preço: R$ 20,90.

Como comprar:

Pela internetWWW.editorabarauna.com.br – Acessar o link “Como comprar” e seguir as instruções.
Em livrariaEm qualquer loja da rede de livrarias Cultura espalhadas pelo País.        

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk 

No comments: